O nome do cacique Hyral Moreira foi publicado nesta terça-feira (4) no Diário Oficial da União da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Litoral Sul) em Santa Catarina. A nomeação estava sendo aguardada com expectativa pelos indígenas, especialmente pelos Guarani.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

Hyral Moreira lidera a terra indígena M’Biguaçu, situada às margens da rodovia BR-101, no município de Biguaçu, na Grande Florianópolis.

— Nossa prioridade será a questão fundiária. A garantia jurídica da terra indígena é fundamental para questões como a construção de moradias ou de outras medidas a serem realizadas — explicou à reportagem.

Formado em Direito pela Univali, em 2012, Hyral atuou na equipe de transição do governo na construção do plano de governança junto à Articulação dos Povos Indígenas (Apib). A observação da Constituição Federal sempre esteve entre suas prioridades. O trabalho de conclusão de curso de Direito foi intitulado “A capacidade civil do índio no ordenamento jurídico brasileiro”.

Continua depois da publicidade

A monografia focou os direitos dos indígenas no Brasil. A questão das moradias, especialmente em aldeias da região norte, é uma das demandas que a nova coordenação deve enfrentar. Além de precárias, há indígenas vivendo em áreas urbanas e até em periferias. Mas para isso é necessário resolver a questão das demarcações, as quais por seu conhecimento jurídico e enquanto liderança já são acompanhadas de perto por Hyral Moreira:

— Temos muitas demandas nesta área. Vamos acolher as prioridades e trabalhar para a efetivação.

Semana passada foi publicada a nomeação do Kaingang Adroaldo Antônio Fidelis, mestre em educação pela Unochapecó e professor em Toldo Chimbangue, em Chapecó. Com as duas nomeações, tantos os indígenas do Litoral como do Oeste do Estado têm suas coordenações regionais oficializadas.