Cerca de 26 cachorros e sete gatos foram resgatados de um canil clandestino na Estrada Dedo Grosso, no bairro Morro do Meio, em Joinville, nesta quinta-feira (17). A Polícia Civil chegou ao local após uma denúncia anônima. O delegado P.J. Venera, da 1ª Delegacia de Polícia de Joinville, realizou a ação de busca e apreensão durante a manhã, com o apoio da equipe do Centro de Bem-estar Animal, da Prefeitura de Joinville; e dos voluntários da Frada.

Continua depois da publicidade

> Impeachment em SC: deputados aprovam pedido para afastar a vice-governadora

> ​​Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

Segundo o delegado, após receber a denúncia, a polícia analisou a chácara onde ocorria a criação ilegal de animais para venda e pôde perceber que haviam construções nos fundos que poderiam servir de canil. Depois, foi feito o pedido de busca e apreensão que, ao ser autorizado pela Justiça, pode ser colocada em execução. 

— Os animais estavam condições de maus-tratos, sem higiene. Alguns estão doentes. Eles foram recolhidos e serão examinados individualmente — informou.

Continua depois da publicidade

foto mostra cachorrinhos em uma gaiola
Os animais eram mantidos em baias e gaiolas sujas, disse o delegado (Foto: Policia Civil Divulgacao)

No momento da chegada da polícia, uma mulher e um homem que são proprietários da casa estavam no imóvel. De acordo com o delegado, a mulher tentou dizer que os animais não eram dela, e que estavam os abrigando como um favor a uma amiga. 

— Toda a estrutura lá deixava claro que era um local usado para criação e reprodução dos animais. Havia gaiolas e baias onde eles eram deixados para a reprodução, todo muito sujos — explica Venera. 

O que já se sabe sobre as sementes "da China" que estão chegando nas casas em SC

A proprietária poderá responder a um processo por maus tratos e eventuais outros crimes que possam ser identificados. O Instituto Geral de Perícia (IGP) foi acionado para analisar o canil.

Os cachorros e gatos foram levados para um lar temporário e serão examinados pela equipe do Centro de Bem-estar Animal. A equipe da Frada ficou responsável por entrevistar os candidatos a tutores dos cachorros e gatos e fazer a indicação ao Centro de Bem-estar Animal, que se responsabilizará pelos procedimentos de adoção.

Continua depois da publicidade

— Nossa equipe entrevista as pessoas, vai na casa para garantir que elas terão condições de cuidar do animal. São cachorros e gatos que foram mau-tratados, estão doentes, debilitados. A maioria está com pulgas, sarna. Então, quem quiser adotá-los precisa saber que vai gastar com eles — explica Liliane Lovato, presidente da Frada.

> Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC