O vira-lata Scooby, de dois anos, sentiu na pele a crueldade dos maus-tratos com os animais. O cão teve toda a pele do dorso cortada no começo da semana, na quinta-feira passou por uma longa e complicada cirurgia e até o fim da tarde de ontem estava se recuperando em uma clínica de Jaraguá do Sul.

Continua depois da publicidade

A operação durou duas horas e meia e o animal levou mais de cem pontos para reconstituir a pele. A médica veterinária que operou Scooby, Daniela Brecht, disse que esse foi o caso de maus-tratos mais grave que já atendeu.

– É um milagre ele estar vivo. Nunca poderia ter imaginado que seria algo tão cruel – descreve atônita.

Depois do susto, Scooby passa bem, mas requer cuidados, pois corre o risco dos ferimentos infeccionarem.

Continua depois da publicidade

– Foi uma lesão muito severa, com alto risco de contaminação. Mas agora está tudo bem – relata.

A crueldade ocorreu no bairro Rio Branco, em Guaramirim, na noite de terça-feira. Como faz todo o fim da tarde, o dono de Scooby, um homem de 36 anos, soltou o animal para dar um passeio. Porém, o bichinho voltou somente durante a madrugada. O dono viu o cachorro ferido na quarta de manhã e chamou uma veterinária para prestar os primeiros atendimentos. A suspeita é que a agressão tenha ocorrido durante à noite.

A Associação Jaraguaense Protetora dos Animais (Ajapra) auxiliou na prestação de socorro ao cachorro. A ONG está fazendo uma campanha para ajudar no tratamento de Scooby e na localização do agressor, pois o setor de investigação da Polícia Civil de Guaramirim está apurando o crime.

Continua depois da publicidade

– Quem tiver pistas pode informar a polícia. É uma vergonha para a nossa região ainda ter esse tipo de problema e temos que nos unir para combatê-lo – lamenta a presidente da Ajapra, Marciele Piccoli Cravo.

O telefone de contato para ajudar no tratamento de Scooby é o (47) 3371-2340.