Um cachorro morreu ao ser picado por uma cobra coral no quintal de uma casa em Blumenau. Quando a família percebeu, na manhã desta quarta-feira (22), o animal já estava sem vida ao lado da serpente venenosa, que também acabou morta. A espécie é tida pelos biólogos como a mais venenosa do Brasil.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

O episódio aconteceu no bairro Testo Salto, conforme informações da jornalista Danubia de Souza, do portal Vale dos Pets. Durante a madrugada, o casal ouviu Negão, o cão de seis anos, latir, mas ignorou por ser algo corriqueiro. Quando levantou, por volta das 6h30min, deparou-se com a triste cena.

O tutor do animal, Cristiano Elias Bauer, conta que havia outro cachorro na propriedade, que não se feriu. Os dois estavam dentro do cercado.

— A Rua Arno Decker é pavimentada. Tem até uma vegetação, um mato próximo, mas nunca tinha visto isso ocorrer aqui na região. Mas esse ano parece que está acontecendo muito — avalia.

Continua depois da publicidade

> Quais as cobras venenosas mais encontradas em Blumenau

> Cobra levada a hospital ajuda a salvar criança em Blumenau e serve de alerta

Está mesmo. Um levantamento feito pelos bombeiros militares a pedido do Santa mostrou que aumentou o número de serpentes capturadas na cidade neste ano em relação a 2020. A Micrurus corallinus, espécie mais venenosa do país, que matou o cachorro, já deu alguns sustos pelo Vale do Itajaí nos últimos meses; relembre.

Para Cristiano, Negão enfrentou a invasora e foi picado. Antes de morrer, matou a coral. O veneno atinge o sistema nervoso central de animais deste porte em poucos minutos, o que praticamente impossibilita o salvamento deles em casos como esse.

Alerta de conteúdo sensível
Alerta de conteúdo sensível – (Foto: Arte NSC Total)
Negão já estava morto quando foi encontrado
Negão já estava morto quando foi encontrado – (Foto: Vale dos Pets, Cedido ao Santa)
Coral verdadeira também morreu depois do ataque
Coral verdadeira também morreu depois do ataque – (Foto: Vale dos Pets, Cedido ao Santa)

Por que tantas cobras estão sendo encontradas?

O aparecimento de cobras em ambientes urbanos tem sido cada vez mais comum em Santa Catarina. Para biólogos, o calor e a urbanização próxima a áreas de mata são fatores que explicam o aumento no avistamento desses animais.

— A temperatura é um fator extremamente importante para as serpentes. Aumenta a temperatura e consequentemente a reprodução se intensifica e a procura por alimento também — explicou o biólogo e professor universitário Jackson Preuss.

Continua depois da publicidade

Como evitar atrair animais peçonhentos

A palavra-chave é limpeza. Cobras e lagartos são atraídos por comida e pequenos animais, como roedores, que acabam surgindo em terrenos por conta de restos de alimentos jogados no quintal.

Entulhos com madeira também atraem cobras, que se escondem nesses locais. Quem mora perto de áreas de vegetação pode ter visitas inusitadas. O segredo é não entrar em pânico e seguir as orientações dos socorristas.

Leia também

> Relembre sucuri gigante já vista em Santa Catarina

> ​Cobra píton amarela é venenosa? Descubra tudo sobre a espécie

> Cobra de jardim é venenosa? Conheça a espécie

Assista