Um morador de Tubarão, no Litoral Sul catarinense, conseguiu resgatar um cachorro que estava ilhado no telhado de uma casa em meio à enchente que cobriu parte do município na quinta-feira (5). Na ocasião, o empresário Leandro Fornasa decidiu circular pelos bairros tomados de água já com a intenção de salvar animais em perigo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina via Telegram

Para isso, ele utilizou uma prancha de stand up paddle, na qual acabou acolhendo o cachorro resgatado, segundo informou ao G1. Na madrugada do dia em que o animal foi salvo, a água do Rio Tubarão chegou a transbordar até mesmo na região central da cidade, que tem uma calha mais alta e não havia inundado até então.

O município foi um dos mais afetados pelas fortes chuvas na primeira metade da semana, causadas por um ciclone extratropical. Bairros inteiros ficaram alagados e ainda seguem com outros problemas, como falta de fornecimento de energia e de abastecimento de água. O autor do resgate teve sua loja de revenda de carros inundada.

Na terça (3), quando já lidava com estragos, Tubarão decretou situação de emergência. Três dias depois, o município voltou a sofrer uma nova inundação, desta vez por conta do rompimento de um dique que segurava parte das águas que correm pelo Rio Capivari, um dos que deságuam no Rio Tubarão.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Sobe para 27 o número de cidades de SC em situação de emergência após fortes chuvas

Deslizamento ameaça escultura em pedra no Sul de SC e deixa estátua soterrada

Ciclone extratropical: o que é e quais os perigos