Um cachorro da raça Chow Chow foi atacado por quatro Pit Bulls e dois Rottweilers por volta das 14h30 desta terça-feira (29) no bairro Petrópolis, zona Sul de Joinville. O animal, que pertence a uma criança com necessidades especiais, foi atacado dentro do terreno por um dos Pit Bulls.

Continua depois da publicidade

Ao tentar fugir, ele foi até a rua, onde estavam soltos os outros cachorros. De acordo com os proprietários do Chow Chow, os cães pertencem a um vizinho e, no momento do incidente, havia crianças brincando na rua.

— Ele acabou sendo um herói, porque havia crianças brincando na rua e que poderiam ter sido atacadas — completa Marcos Antônio Leocádia da Silva, um dos familiares que mora próximo ao local.

Marcos conta que rapidamente dispersou as crianças para que não se ferissem. A Polícia Militar foi acionada e afirma que o dono dos animais não estava no local no momento do ataque.

— Foi realizado o Boletim de Ocorrência e, agora, será encaminhado à Polícia Civil para futuras providências — disse o tenente coronel Luís André Pena Viana de Oliveira.

Continua depois da publicidade

O tenente também atenta para a Lei 3688/41, sobre a omissão de cautela na guarda de animais, que traz medidas a proprietários em casos de animais perigosos não guardados adequadamente.

O cão foi retirado da rua pelos proprietários com ferimentos pelo pescoço, perfuração no pulmão e costelas quebradas. Ele foi atendido e encaminhado a uma clínica veterinária para ser medicado, mas não resistiu às lesões e morreu.

Lei proíbe criação de Pit Bulls em Santa Catarina

A lei 14.204, de 26 de novembro de 2007, proíbe a criação, comercialização e circulação de cães da raça Pit Bull, bem como das raças que resultem de seu cruzamento, por canis ou isoladamente no Estado de Santa Catarina. Também tornou obrigatório que todos os cães da raça Pit Bull (ou resultado de cruzamento da raça) sejam esterilizados a partir dos seis meses de idade.

A circulação e permanência dos animais desta raça em locais públicos onde há concentração de pessoas só é permitida quando estes são conduzidos por pessoas com mais de 18 anos e se o cachorro estiver usando focinheira.

Continua depois da publicidade

O não cumprimento da lei resulta em multa de R$ 5 mil, que pode ser aplicada em dobro e progressivamente, nos casos de reincidência à infração, além de apreensão do animal em casos de reincidência, abandono do animal ou ataque deste a pessoa ou a outro animal.

Também prevê a reparação ou compensação de danos causados independentemente da agressão ter sido contra pessoas e/ou animais.