Pelo quarto dia consecutivo, os municípios da Serra catarinense amanheceram literalmente congelados. Nesta terça-feira (2), a Defesa Civil de Santa Catarina registrou mínimas de -5,6°C em Bom Jardim da Serra, -4,2°C em Urupema e -3,8°C em Urubici. O órgão ainda informa que ao todo foram 13 cidades na região serrana com temperaturas negativas nessa madrugada.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
No último domingo (30), os termômetros marcaram -7,2ºC, em Urupema. Temperatura que resultou em belas paisagens e inclusive a formação do fenômeno do sincelo, que se assemelha à neve. Ele ocorre quando o nevoeiro é tão denso e frio, que quando toca em uma superfície congela, formando flocos de gelo.
FOTOS: Frio extremo “congela” cidades na Serra de SC e mínimas ficam abaixo de zero
Todo esse cenário provocado pelas baixas temperaturas encantou visitantes de regiões mais quentes de todo o Brasil que buscam na Serra catarinense o turismo de inverno, onde o principal atrativo é o próprio frio.
Continua depois da publicidade
Os turistas buscam pelas partes onde o frio extremo congela lagos e cascatas, fazendo com que nosso país tropical, também se assemelhe aos países de clima temperado e suas paisagens europeias, resultando em belas fotografias e imagens registradas com alegria na região.
Veja fotos do frio na Serra catarinense
Leia mais
Por que uma tonelada de sal foi espalhada em rodovia de SC, após baixas temperaturas
SC amanhece “congelante” e mais de 30 cidades registram temperaturas abaixo de zero