Doutor Pedrinho está a 120 quilômetros da agitada Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. Demérito? Longe disso. A cidade de apenas 4 mil habitantes, fundada há três décadas tem uma opção de lazer que vai além das euforias encaloradas do verão à beira do mar: a cachoeira Véu de Noiva.
Continua depois da publicidade
Tudo bem que o nome é clichê, mas o espaço oferece um ambiente singular, seja para grupos de amigos, ou famílias, o local situado às margens da SC-477, a cerca de 70 quilômetros do Centro de Blumenau (confira a localização abaixo), é uma alternativa para curtir dias de calor no Médio Vale do Itajaí. O acesso é por uma trilha bem conservada e sinalizada. São 20 minutos de uma caminhada que traz um visual compensador, com direito até a um pequeno mirante.
O principal cuidado que é preciso ter no local é quanto às pedras. Como o ambiente por lá é muito úmido devido aos finos jatos d'água oriundos da cachoeira, o trajeto até a queda d'água é liso. Para evitar acidentes, é sempre bom ter precaução. O mesmo vale para a gélida piscina natural que tem pontos mais profundos e até certa correnteza, embora nas margens seja possível se banhar sem problemas.
Da trilha até a cachoeira não há muitos locais para fazer um piquenique, mas o acesso da cachoeira tem um restaurante. Para evitar desgastes, é sempre bom levar bastante água, frutas e, quem sabe, até um sanduíche, mas sabendo que parar em algum lugar para se alimentar confortavelmente não é uma opção.
Ah, quanto custa? Além do combustível até lá, nadinha.
Continua depois da publicidade
Vale pelo passeio, pela experiência e (por que não?) pelo fato de explorar uma pequena cidade que está distante do frenesi das praias.