A cachalote-pigmeu, que havia encalhado três vezes em Imbituba, morreu no centro de reabilitação em Florianópolis nesta quarta-feira (21). O animal, que é uma espécie de cetáceo muito parecida com uma baleia, havia sido transportada na última segunda-feira (19) ao centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3Animal) com o apoio e escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar Ambiental.
Continua depois da publicidade

Segundo a equipe técnica do centro, o animal teve uma parada cardiorrespiratória. O exame de necropsia vai confirmar o motivo do encalhe e a causa da morte. O resultado deve sair nos próximos dias.
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Inicialmente o animal foi identificado como cachalote-anão, mas no centro de reabilitação ficou constatado que se tratava da espécie pigmeu.
Para o gerente do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, o oceanólogo Emanuel Ferreira, apesar da morte do animal, a experiência vai contribuir em situações futuras.
Continua depois da publicidade
> Baleia-jubarte filhote é encontrada morta em praia de SC
— Só o fato de conseguirmos transportar e manter vivo por mais de 24 horas um animal deste porte, já é uma conquista. A reabilitação de cetáceos é algo muito difícil e complexo. Temos certeza que investimos todos os esforços e conhecimentos para proporcionar o bem-estar do animal durante o tratamento — avalia Emanuel.

Leia também:
Mulher atingida por muro é lutadora e veio do Pará para treinar em Florianópolis
Trio que subiu em cruz de igreja em SC será investigado pela polícia
Família reencontra cachorro desaparecido há um ano em SC; veja vídeo