A fim de promover a prática de esportes como ferramenta de educação, qualidade de vida e inclusão social, o Esporte Cidadania 2012 deste ano tem como tema “Esporte – Um direito do cidadão”. O evento é uma iniciativa da Rede Globo e RBS TV em parceria com o Sesi e, em Santa Catarina, fará uma mobilização da população de Caçador e região neste sábado, 10, para incentivar a prática de atividade física. O evento contará com uma série de atividades no Parque Central José Rossi Adami, das 9h às 17h.

Continua depois da publicidade

Haverá atividades para todos os gostos e idades, como serviços de saúde, cidadania, atividades recreativas, esportivas, artísticas e culturais. Para as crianças, recreação com brinquedos infláveis, pintura facial, escultura com balões e brincadeiras de roda. Quem gosta de artes e cultura pode assistir a apresentações de dança, teatro, música e show de mágica.

Haverá também prática de esportes, como futebol, voleibol, basquetebol, tênis de mesa, tchoukball, mini tênis e bocha. O dia será também de checar a saúde, com orientações sobre hipertensão, saúde da mulher, higiene bucal, testes de glicemia, aferição de pressão, testes de acuidade visual, entre outros. Haverá ainda serviços de cidadania como orientações de trânsito, jurídica, manicure, maquiagem e oficinas de artes e atividades manuais.

A 8ª edição do projeto acontece simultaneamente em 35 cidades brasileiras neste sábado e ganhou um site especial com todas as informações do Esporte e Cidadania. No site, há informações sobre o projeto e depoimentos de atletas brasileiros, como o ex-judoca olímpico e embaixador do projeto, Flávio Canto, que conta a sua trajetória e fala sobre a campanha 2012 do projeto.

Sobre o Esporte Cidadania

Continua depois da publicidade

O Esporte Cidadania foi lançado em 2006 durante a preparação para os Jogos Pan-Americanos 2007. Visando a estimular a prática esportiva e a adoção de hábitos saudáveis, o projeto beneficiou cerca de 1,8 milhão de pessoas, realizando mais de 4 mil atendimentos. Em 2011, em sua sétima edição, a iniciativa bateu recorde de atendimentos: mais de 800 mil. Os eventos atraíram cerca de 300 mil pessoas em 35 cidades brasileiras com a participação de 56 atletas profissionais, 1.540 parceiros e 9 mil voluntários.