A cidade que mais produz tomates por hectare no Brasil também é representativa no meio industrial e esportivo. Caçador, no Meio-Oeste catarinense, é o 15º município mais populoso do Estado, com 70,7 mil habitantes. O empresário Paulo Marques chegou no município há 14 anos em busca de melhores oportunidades para empreender. Montou uma indústria de madeiras, que funciona até hoje, atraído pela melhor estrutura para abrir a empresa. Um fator decisivo na época era o fornecimento de energia elétrica.
Continua depois da publicidade
– É uma cidade boa. Foi importante para montar a empresa. Gosto de morar em Caçador pela qualidade de vida, por ser uma cidade tranquila, mas que também oferece diversos serviços – afirmou.
O setor da madeira é considerado a principal fonte econômica da região, graças ao volume de produção e à qualidade das peças. As madeireiras investem em tecnologia e muitas exportam parte da fabricação.
Na agricultura, além do cultivo de tomates – cuja produção ao ano chega a 50 mil toneladas -, alho e cebola, mais recentemente houve aposta na produção de fisális, um pequeno fruto de origem colombiana e de alto valor agregado. Na safra passada foram colhidas 12 toneladas do produto, que tem manejo parecido com o do tomate.
Esportes
Continua depois da publicidade
Nos últimos anos, um caçadorense se tornou ilustre pelo desempenho na categoria de esportes extremos. Atualmente, o lutador Junior Cigano dos Santos é o campeão dos pesos pesados do Ultimate Fighting Championship (UFC).