Se fosse possível, Marcos Gomes guiaria seu Peugeot 408 de número 80, da equipe Voxx Racing, com apenas dois dedos neste domingo, em São Paulo. Os outros oito dedos estariam ocupados segurando a taça de campeão da temporada 2015 da Stock Car.

Continua depois da publicidade

O que esperar da Fórmula-1 em 2016

O piloto paulista só não chegou à etapa de Interlagos com o título garantido em razão do regulamento da principal categoria do automobilismo nacional. Na última corrida do ano, que começa às 10h (com transmissão da RBS TV), o vencedor ganha pontuação dobrada — ou seja, 48 pontos. Se estivesse em jogo a premiação máxima das corridas duplas (quando está em jogo no máximo 39 pontos ao vencedor das duas provas somadas, feito que ainda não aconteceu no Stock Car), o atual líder da competição já teria se sagrado campeão na penúltima etapa, disputada em Tarumã no mês passado.

Gaúcho pode conquistar o título do Brasileiro de Turismo neste domingo

Continua depois da publicidade

É nessa possibilidade matemática que se abraça o pentacampeão Cacá Bueno, o único que pode tirar o primeiro título da carreira de Marcos Gomes. Com 210 pontos, o piloto do Sonic número 0, da Red Bull Racing, precisa ficar ao menos na 4ª colocação no domingo e torcer para uma 20ª posição de Gomes, que tem 242 pontos, para a conquista do hexacampeonato.

ENTREVISTA Marcos Gomes, líder da Stock Car

“Merecemos mais que o Cacá”

Com 31 anos, Marcos Gomes dedicou oito à Stock Car. Filho do tetracampeão da modalidade Paulo Gomes, o piloto da Voxx Racing quer levar o título novamente para a família Gomes após mais de 20 anos.

Como está o nível de ansiedade antes da prova?

Muito alto. Esta é a semana mais decisiva da minha carreira, mas me preparei muito fisicamente e psicologicamente. Isso me deixa mais tranquilo.

Continua depois da publicidade

E como essa situação pode influir na prova?

Ansiedade só atrapalha. Tenho que me controlar tanto na classificatória da prova como na corrida de domingo. Posso terminar na 12ª posição. É uma boa vantagem.

Essa vantagem te deixa na obrigação de ser campeão?

Obrigação não, mas nós merecemos o título mais que o Cacá.

Por quê?

Pelo nosso desempenho ao longo do ano. Fui poleposition cinco vezes e larguei na primeira fila outras nove vezes. Números melhores que os dele. Já o Cacá chega com chances porque é muito constante e inteligente nas provas.

O que essa conquista representaria para a família Gomes?

Seria nosso quinto título. Seria muito importante, meu pai (Paulo Gomes, primeiro campeão da Stock Car, em 1979, e dono de outro três título), sempre diz que minhas vitórias são mais importantes que as dele.

Continua depois da publicidade

ENTREVISTA Cacá Bueno, pentacampeão da Stock Car

“A responsabilidade do título é do Marcos”

No porta-malas de seu carro, Cacá Bueno carrega cinco títulos da Stock Car. O carioca de 39 anos, contudo, quer o hexa, meta que o piloto da Red Bull Racing pode alcançar neste final de semana.

Como a dificuldade para se chegar ao título te deixa?

Estou tranquilo. Mais pela minha experiência em decisões do que pela dificuldade que tenho para chegar ao título. Sempre penso em ganhar e, se não for possível, ficar na melhor colocação, mas a pressão do título está com o Marquinhos. Adoraria estar com essa pressão, até porque essa situação é tranquila, mas muito incômoda também.

Por que você não chega a última corrida com mais chances de ganhar?

Fui punido e não pude correr em Curitiba. Falando com minha equipe pelo rádio, fiz críticas à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) durante a etapa de Ribeirão Preto. A conversa vazou e fui multado e punido indevidamente, na minha opinião. Exatamente nessa prova que não corri, o Marquinhos fez 30 pontos, que é a diferença entre nós hoje.

Continua depois da publicidade

Marcos Gomes acredita que merece o título mais do que você. Concordas?

Bom para ele que está confiante. Parabéns para a equipe dele que fez um bom trabalho ao longo do ano. Não acho que isso é arrogância dele, mas não vejo assim. Eu era líder até Curitiba e a minha equipe é a que mais marcou pontos no ano.

O cenário para o título

A vantagem de Marcos Gomes é grande. Para ser campeão, o piloto paulista precisa chegar na 12ª colocação em caso de vitória de Cacá Bueno. Nesse caso, ambos empatariam em pontos e em números de vitórias — primeiro critério de desempate. O título ficaria com o atual líder do campeonato pelo número de 2º lugares: quatro contra um.

Se Cacá terminar em 2º, a taça fica com Gomes mesmo se ele terminar em 17º.

Se o pentacampeão chegar em 3º, basta um 19º lugar ao líder do campeonato.

Caso Cacá obtenha a 4ª colocação, Gomes seria campeão com o 20º lugar.

A partir da 5ª posição de Cacá, Marcos Gomes garante o título.

A programação

Última etapa da temporada 2015 da Stock Car

Autódromo José Carlos Pace (Interlagos)

Largada: domingo, às 10h (40 minutos mais uma 1 volta de duração)

Transmissão: RBS TV