O cabo de aço usado na abertura da comporta do canal extravasor da barragem de Taió, no Alto Vale do Itajaí, rompeu durante uma operação da Defesa Civil de Santa Catarina. O fato ocorreu na quinta-feira (9), e se tornou público nesta sexta (10), quando um vídeo repercutiu nas redes sociais ao mostrar a situação.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
De acordo com o governo do Estado, uma equipe técnica será enviada ao local neste sábado (11), para verificar a possibilidade de conserto. A Defesa Civil estadual informou, em nota, que “em uma das tentativas de operação da comporta do canal extravasor, mesmo com manutenção preditiva, houve o rompimento de um cabo de aço próximo ao olhal”.
Veja o vídeo do cabo rompido:
Segundo o órgão, a comporta do canal extravasor está cerca de 20 centímetros aberto e, devido ao rompimento do cabo, não é possível abrir mais do que já está aberto o canal extravasor. “A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina ressalta que não faltarão esforços para que a situação seja resolvida o mais breve possível”, cita ainda comunicado do governo do Estado.
Defesa Civil se manifesta
Às 7h deste sábado (11), a barragem de Taió, estava com 61% de ocupação e as sete comportas abertas. A abertura do canal extravasor é uma medida necessária para acelerar a liberação de espaço de armazenamento na estrutura. Essa barragem tem capacidade para reter 100 milhões de metros cúbicos de água e tem influência, além de Taió, nas cidades de Rio do Oeste, Laurentino, Ituporanga e Rio do Sul.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Acidente entre carro e ônibus mata uma pessoa e fere quatro no limite de Blumenau e Pomerode
Blumenau cria serviço de consultas médicas 24 horas sem paciente precisar sair de casa