Chapinha, alisamento, babyliss, progressiva e colorações satisfazem nosso desejo de ter o cabelo do jeitinho que queremos, mas nem sempre são as melhores opções para manter os fios saudáveis. Uma pesquisa realizada pela marca de tratamento capilar Pantene com mulheres do Brasil e do México mostra que, em dois anos, as mulheres fazem, em média, de 6 a 8 tratamentos para deixar as madeixas lisas, usam secador de 220 a 420 vezes e chapinha, no mínimo, em 200 oportunidades.
Continua depois da publicidade
Mais para deixas os cabelos lindos:
:: Muita química? Saiba como não exagerar na hora de cuidar dos cabelos
:: Truques sem química: saiba como remover o efeito verde dos cabelos loiros
Aos poucos, o cabelo vai perdendo o brilho e fica mais frágil e sem brilho. A dermatologista Adriana Vilarinho explica que isso acontece porque os fios perderam queratina, proteína responsável pela manutenção da maciez e da resistência dos fios. Mas, calma, tem como recuperar o cabelão impecável! A especialista tirou nossas dúvidas, confira:
Continua depois da publicidade
1. Quais são os principais costumes diários das mulheres que causam danos ao cabelo?
Os danos ao cabelo são causados principalmente por tratamentos químicos – como alisamentos e colorações, o uso frequente de secador, chapinha ou babyliss, além de exposição ao cloro e ao sol de forma excessiva.
2. Quando é recomendado o uso de queratina para recuperação dos fios?
É recomendado o uso de queratina quando o cabelo está com aspecto ressecado, opaco e quebradiço.

3. Como recuperar a queratina dos fios danificados?
Existem produtos e métodos que permitem a reposição da queratina na superfície dos fios danificados. Pode ser feito cauterização com profissionais nos salões de beleza, bem como usar máscaras de hidratação e produtos que contenham componentes adequados para reposição da queratina.
4. Qual a diferença entre o cabelo danificado e o cabelo extremamente danificado? Como posso fazer essa autoavaliação para entender o nível de dano do meu cabelo?
Cabelos danificados são porosos, ásperos, opacos, sem brilho, sensibilizados, finos, com pouca elasticidade, com pontas duplas e frágil. Os cabelos extremamente danificados apresentam as características acima exacerbadas, e, além disso, arrebentam com muita facilidade, ficam extremamente quebradiços e se partem ao menor toque. Para avaliar se o seu cabelo está danificado observe o aspecto dos fios, se o cabelo tem brilho, maciez e elasticidade. Para isso, analise um fio e veja se há elasticidade. Se ele quebrar facilmente, é porque o cabelo não está íntegro, e necessita de reparos.
Continua depois da publicidade
5. A falta de queratina pode causar quais danos aos fios a longo prazo?
A falta de queratina ocasiona cabelos quebradiços, sem brilho, sensibilizados, ásperos, porosos e com frizz.
6. O cabelo danificado costuma ter pontas duplas. Como elas surgem?
As pontas duplas são simplesmente a fragmentação dos fios, e resultam do dano a cutícula do cabelo. Os fios longos estão mais expostos as agressões físicas e químicas, e portanto mais sujeitos a apresentarem pontas duplas.

7. Por que os tratamentos térmicos contribuem para a redução da queratina do fio?
O calor prejudica a estrutura do cabelo devido ao dano térmico que causa nas camadas externas dos fios. Quando o cabelo está molhado, a água penetra diretamente dentro da estrutura do fio. O calor superaquece essa água, transformando-a em vapor, formando bolhas de ar que rompem a estrutura da fibra capilar. A longo prazo isso provoca a fragilidade dos cabelos.
8. Sabemos que produtos químicos, como tinturas e alisantes, maltratam o cabelo. Se o uso destes produtos é inevitável, o que fazer para manter os fios saudáveis?
Continua depois da publicidade
Para manter os cabelos sempre saudáveis, dar preferência ao secador ao invés da chapinha, usar protetor térmico antes de expor os cabelos ao calor, fazer hidratações frequentes e usar produtos específicos para cabelos quimicamente tratados. Cortar as pontas regularmente também ajuda a manter o aspecto saudável dos fios.
9. Quais ativos devemos procurar nos cosméticos para minimizar os danos causados nos cabelos?
Produtos que contenham queratina, emolientes, vitaminas, aminoácidos e silicone.
10. Existe algum tipo de fio mais disposto a sofrer com a diminuição da queratina? O dano em cada tipo de cabelo é diferente?
Os cabelos mais propensos ao danos são os cacheados, pois tendem a ser mais ressecados que os demais. Como nascem espiralados desde a raiz, a oleosidade natural não chega até as pontas. Os cabelos loiros também já são naturalmente mais frágeis, podendo sofrer mais com as agressões. Quando são submetidos a tratamentos químicos, como alisamento e colorações, exigem maiores cuidados.
Fotos: Guto Kuerten