Um grupo com 14 pessoas que saiu para acampar no Monte Crista, em Garuva, ficou ilhado e precisou ser resgatado pelos bombeiros após a formação de uma cabeça d’água no rio na tarde de sábado (29). Apesar da chuva forte, os socorristas precisaram adiantar a ação, já que duas das vítimas apresentaram sinais de hipotermia. Vídeos mostram que resgate precisou ser feito em local de difícil acesso e com auxílio de lanternas, além de outros equipamentos. 

Continua depois da publicidade

​​​> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

De acordo com informações dos bombeiros, o grupo havia cruzado o rio, mas não conseguiu voltar devido a forte chuva que subiu o nível da água. Para socorrer as vítimas, a equipe utilizou cabos de aço, coletes, cadeirinhas e capacetes. 

Com a aproximação do verão, é comum que grupos saiam para acampar no Monte Crista. Esta, inclusive, não é a primeira vez que equipes de resgate se empenham para resgatar trilheiros que não conseguem atravessar o rio. 

A dica para quem pretende se aventurar é que tenha determinados equipamentos de segurança e que, principalmente, informe-se sobre o local antes de explorá-lo. Além disso, é importante informar familiares e amigos próximos sobre o destino, quanto tempo pretende ficar e quantas pessoas acompanharão. 

Continua depois da publicidade

É preciso também conferir a previsão do tempo, já que com as chuvas de fim de tarde durante o verão os riscos da maré alta aumentam.

Leia também

“Tendência é que não haja filas no 2º turno”, diz chefe de cartório eleitoral de Joinville

Eleições 2022: quem são os candidatos a prefeito de Canoinhas