O Instituto Butantan anunciou, nesta quarta-feira (28), o início da produção da Butanvac, a primeira vacina contra Covid-19 produzida no Brasil, sem importação de insumos de outros países. O anúncio foi realizado em coletiva de imprensa com o governo de São Paulo, na sede do instituto.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Segundo Dimas Covas, diretor do Butantan, já existem um milhão de doses em processamento. O primeiro lote terá ao menos 18 milhões prontas até a primeira quinzena de junho.

— Vamos ser autossuficientes porque a nossa capacidade de produção é muito grande podendo chegar a 100 milhões de vacinas — disse. 

Autorização da Anvisa

Até o momento, a Butanvac foi testada apenas em animais, nos chamados testes pré-clínicos. Na sexta-feira (26), o Butantan protocolou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido para iniciar os teste clínicos em humanos de fase 1 e 2 do imunizante. 

Continua depois da publicidade

Na terça (27), a Anvisa afirmou que o estudo clínico estava incompleto e solicitou mais informações para avaliar a liberação dos testes.

Se for aprovado e passar da primeira fase de testes, o imunizante poderá ser testado em 9.000 voluntários para avaliar sua eficácia contra a Covid-19.

*Com informações da Folhapress

Leia também

Com vacina russa barrada pela Anvisa, prefeitos voltam os olhos para os chineses

Florianópolis, Itapoá e Barra Velha suspendem vacinação com Coronavac após zerar estoque

Redução de salário e jornada pode atingir 1,58 milhão de trabalhadores em SC