O Instituto Butantan entregou, nesta segunda-feira (19), ao Ministério da Saúde um milhão de novas doses da vacina CoronaVac/Butantan/Sinovac. A informação foi divulgada pelo próprio instituto e confirmada pelo Ministério da Saúde. De acordo com o ministério, as doses vão passar agora por trâmites logísticos e por controle de qualidade para, então, serem distribuídas a todos os estados e ao Distrito Federal.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

O Butantan informou que as vacinas foram produzidas em São Paulo com o insumo farmacêutico ativo (IFA) importado da empresa chinesa Sinovac. As novas doses serão usadas para vacinação de crianças de 3 a 5 anos de idade contra a covid-19. A vacinação dessa faixa etária com o imunizante CoronaVac recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em julho deste ano. 

Sem estoque, SC só deve receber novas doses da Coronavac em setembro

“A entrega desse novo lote pelo Butantan permitirá ampliar o número de crianças brasileiras entre 3 e 5 anos que serão protegidas contra formas graves da covid-19, evitando internações e óbitos”, disse, em nota, o secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo, infectologista David Uip. 

Continua depois da publicidade

Vacina da Pfizer contra Covid para crianças de 6 meses a 4 anos é aprovada pela Anvisa

Com o lote entregue nesta segunda, o Butantan soma 111 milhões de vacinas encaminhadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), o que vem ocorrendo desde janeiro do ano passado. 

Segundo o instituto, ainda em setembro, mais 2,5 milhões de doses do imunizante estarão disponíveis para aplicação.

Leia também

Risco de volta da paralisia infantil é alto por falta de vacinação, alerta superintendente da Saúde

Campanha de vacinação contra a pólio ganha reforço em cidades do Norte de SC