A Busscar protocolou ontem, no Tribunal de Justiça, um recurso contra a decisão do juiz da 5ª Vara Cível de Joinville, Maurício Cavalazzi Povoas, que determinou a falência da empresa no final do mês passado.

Continua depois da publicidade

De acordo com o advogado da Busscar, Euclides Ribeiro S. Junior, a empresa prefere não se manifestar sobre o assunto, até para não gerar expectativa com relação à decisão. Ele acredita que a avaliação do pedido seja rápida e que a jurisprudência seja favorável à empresa, considerando o histórico de casos semelhantes na Justiça brasileira.

O recurso da empresa baseia-se em argumentos que já foram expostos durante a assembleia, como o fato de que um único banco credor foi contra o plano de recuperação judicial da empresa, enquanto trabalhadores e credores que não tinham garantia foram a favor.

Quanto à situação dos trabalhadores, a semana será de definições. A homologação das rescisões deve começar nesta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

De acordo com o presidente do Sindicato dos Mecânicos de Joinville e Região, Evangelista dos Santos, a empresa está recolhendo as carteiras de trabalho dos funcionários para dar baixa. Eles estão sendo convocados para assinar a rescisão a partir de quarta-feira, às 13 horas. O procedimento será realizado no centro esportivo do sindicato, na rua Rui Barbosa, próximo à recreativa da Embraco.

Evangelista orienta os funcionários que ainda não procuraram a empresa para dar baixa na carteira façam isso o quanto antes.

– Até o momento, mais de 800 carteiras já foram recolhidas pela Busscar -, diz Evangelista. Porém, não foi divulgado o número total de funcionários que terão o contrato rescindido.

Continua depois da publicidade

– Isso porque a situação de quem está recebendo benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda depende de definição. Por enquanto, eles continuam recebendo o benefício -, complementa.