O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse nesta sexta-feira que há alguns sinais positivos na economia, apesar da alta do desemprego, e afirmou que passará algum tempo até que as medidas do governo tenham realmente um efeito. Em comunicado, Bush prometeu seguir com a atenção centrada na economia até 20 de janeiro, quando será substituído por Barack Obama na presidência.

Continua depois da publicidade

Nesse sentido, mencionou a cúpula do G-20, que reúne países emergentes e desenvolvidos, prevista para a próxima semana em Washington, que pretende iniciar a reforma do sistema financeiro mundial. Fora isso, Bush pediu novamente ao Congresso que aprove os Tratados de Livre-Comércio (TLCs) dos EUA com Colômbia, Panamá e Coréia do Sul.

A declaração do presidente americano saiu depois que o Departamento do Trabalho informou sobre a perda de 240 mil empregos em outubro, o que colocou o índice do desemprego em 6,5%, o mais alto em 14 anos.

– Sei que os americanos estão muito preocupados com os desafios que nossa economia enfrenta, mas nosso sistema superou grandes desafios antes e temos confiança em que fará isso de novo – disse Bush.

Entenda a crise

Continua depois da publicidade