O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina informou na manhã deste sábado (28) que suspendeu temporariamente as buscas pelo turista austríaco desaparecido em Florianópolis. Nos últimos nove dias, a corporação o procurou na praia da Joaquina, onde ele foi visto pela última vez, mas o paradeiro de Michael Alfred Lichtenegger ainda é desconhecido.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os bombeiros fizeram sobrevoos com helicóptero, varredura com embarcações pelos costões e nas praias da região, usaram drones e até equipes de cães nas trilhas para tentar achar o austríaco que sumiu na quinta-feira (19). A corporação disse que a equipe do Batalhão de Operações Aéreas e os guarda-vidas da praia da Joaquina seguem de prontidão caso surjam novas informações.

Desde o início do caso, a principal suspeita era de que o turista teria desaparecido no costão da praia da Joaquina. A tese se sustentava em imagens que mostravam Michael saindo do restaurante em que estava e caminhando em direção às pedras, no canto da orla. Ele também teria perguntado a frequentadores do bar se era possível mergulhar no costão.

Porém, outro vídeo obtido pela Polícia Civil mostra o turista retornado do costão caminhando pela areia da praia cerca de 15 minutos após deixar o restaurante, de acordo com o delegado Wanderley Redondo, da Delegacia de Desaparecidos de SC. Mesmo com as novas imagens, ele afirma que a principal linha de investigação ainda considera que Michael possa ter entrado no mar e sido vítima de afogamento.

Continua depois da publicidade

A hipótese de o austríaco ter caminhado em direção às dunas ou deixado a praia é considerada remota.

— Seria meio impossível. Se ele fosse para as dunas, eu não acredito que ele deixaria a mochila, o celular, a carteira. O que “fecha” mais é ele realmente ter feito isso para entrar na água — avalia.

A Polícia Civil aguarda autorização judicial para a quebra do sigilo de dados digitais do turista. A intenção é averiguar as últimas mensagens trocadas pelo turista por aparelhos como notebook e telefone celular.

Veja fotos das buscas dos bombeiros

Leia mais

SC tem alerta de chuva forte e persistente, com risco muito alto para alagamentos

Demolição de casa que desmoronou e deixou uma vítima em Florianópolis está suspensa