As buscas pelo poeta Marco Vasques, que desapareceu após sair para pescar em Florianópolis, foram retomadas nesta quarta-feira (13). No quarto dia de trabalho, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), embarcações da Marinha do Brasil (grupo de resgate Salvamar Sul), aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e pescadores locais da Barra da Lagoa atuam na localização de Vasques.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
De acordo com os bombeiros, a equipe do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) realizou as buscas na manhã desta quarta-feira pela Ilha dos Moleques, Ilha do Badejo, pelo contorno do Costão do Santinho e pela Ilha das Aranhas.
No período da tarde, estão programadas buscas em direção ao Sul de Florianópolis, passando pela Ilha do Campeche, Ilha dos Moleques do Sul e encerrando na Ilha do Coral, mesma região onde ocorreram as buscas de terça-feira (12).
Segundo moradores da região que Vasques desapareceu, vários pescadores e barqueiros também se juntaram na mobilização e saíram em alto mar à procura do poeta e sua embarcação de nome Mobdik, uma pequena lancha de 16 pés (cerca de 5 metros de comprimento).
Continua depois da publicidade
Buscas por poeta desaparecido em Florianópolis mobilizam aeronave e pescadores
O Corpo de Bombeiros pede atenção às embarcações que estiverem na região, em especial na região Sul da cidade. Caso visualizem algo ou possuam alguma informação, a recomendação é ligar para o 193.
Confira as buscas do CBMSC para encontrar Marco Vasques
Quem é Marco Vasques?
Com forte atuação na política cultural de Florianópolis e de Santa Catarina, Marco Vasques é amplamente reconhecido pelo trabalho como escritor, poeta e crítico teatral e literário. Além do bacharelado em filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Vasques é mestre e doutor em teatro pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Apesar de ter nascido em Estância Velha (RS), se mudou para terras catarinenses com apenas dois anos de idade e passou boa parte da infância em Imbituba, no Litoral Sul do Estado. Por lá, cresceu no sítio do avô materno, agricultor e pescador. O pai morreu em um acidente de carro quando ele tinha um ano. A mãe, que não havia frequentado a escola e nem sido alfabetizada, passou a ser a única responsável pelo sustento e educação dos quatro filhos pequenos.
Marco Vasques lança cinco livros inéditos em Joinville; conheça a história do escritor e poeta
Antes de Florianópolis, o escritor passou ainda por Joinville, onde vendia picolés e tapetes costurados pela mãe com retalhos descartados pela indústria têxtil, aos dez anos de idade. Teve ainda diversos empregos ao longo do período, como balconista de uma lanchonete e operário em fábricas.
Continua depois da publicidade
Aos 28 anos, publicou seu primeiro livro, “Cão no Claustro”, quando passou a viver da literatura.
Representante da cadeira de Teatro no Conselho Estadual de Cultura, órgão da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o poeta já foi colaborador de jornais da NSC, como A Notícia e o Diário Catarinense.
Ao lado de Rubens da Cunha, ele também é editor do Caixa de Pont[o] – jornal brasileiro de teatro, além de ter sido membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais e ter presidido o Fórum Setorial Permanente de Teatro da cidade de Florianópolis.
O pescador tem ainda mais de 20 livros publicados, como “Elegias Urbanas”, “Anatomia da Pedra & Tsunamis”, “Valdir Rocha – O Construtor de Enigmas” e “A Artesania Tipográfica de Cleber Teixeira”.
Teatro: duas peças imperdíveis para assistir em Florianópolis antes do ano acabar
Atualmente, Marco Vasques é colunista do Portal Desacato e apresentador do programa cultural Cismos de Arquipélagos, transmitido toda quinta-feira nas redes sociais do portal e que recebe convidados e especialistas para aborda temas como “arte, cultura, poética, ética e estética”.
Continua depois da publicidade
Leia também
VÍDEO: Pescador escapa por um triz de ser atropelado por carro de luxo em fuga
Pescador leva extensão elétrica ao mar, sofre choque e tem parada cardiorrespiratória em SC
Pescador de barco que virou em SC reencontra professor que o ensinou sobrevivência no mar