As buscas pelo homem perdido na trilha do Morro do Jurapê, no bairro Vila Nova, estão canceladas em Joinville. Segundo informações do Grupo de Resgate em Montanha de Joinville (GRM), que atua de forma voluntária neste tipo de situação, a vítima entrou em contato com um integrante do grupo, por meio de aplicativo de mensagem, na noite de sexta-feira. A decisão foi tomada após dois dias de buscas na região e nenhuma pista encontrada do paradeiro do rapaz.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Joinville e região em AN.com.br

Segundo Alan Jacob da Rosa, diretor técnico do grupo, as investigações agora ficam por conta da polícia, que também ficará responsável por apurar se o homem realmente se perdeu, conseguiu sair sozinho ou se tratou apenas de um trote.

O rapaz informou que estava subindo o morro desde a manhã de sexta-feira, mas por causa das fortes chuvas de sexta-feira estava com dificuldades e não conseguia mais encontrar a trilha. A vítima enviou uma localização ao grupo, que organizou o resgate ainda na noite de sexta-feira. Equipes do GRM foram a montanha, por volta das 23h30.

Continua depois da publicidade

O primeiro resgate chegou à coordenada que a vítima enviou por volta das 2 horas deste sábado, mas não havia ninguém no local. Foi feito um vasculhamento na região, mas por causa da chuva e escuridão não foi possível localizar vestígios. O rapaz também não respondeu aos apitos da equipe de busca.

No sábado, uma equipe de busca foi enviada ao mesmo local repassado pela vítima, mas não houve novas pistas da localização do homem. Ainda de acordo com Alan, os grupos também percorreram trilhas da região em busca de algum sinal. Uma liminar foi solicitada pela Polícia Militar Ambiental para rastrear as últimas ligações e informações do celular da vítima para auxiliar na procura.

Além disso, os Bombeiros de Itajaí foram ao local com dois cães de buscas para percorrer as trilhas e o local sinalizado pelas coordenadas enviadas pelo rapaz. No entanto, os animais não farejaram nenhum sinal de odor do homem desaparecido.

Continua depois da publicidade

Neste domingo, três equipes percorreram as trilhas restantes da região. Até o momento, nenhum familiar entrou em contato para informar o desaparecimento de alguém.

— Isso também é algo que justifica o encerramento das buscas. Ninguém reclamou o desaparecimento, a pessoa não estava onde informou e as trilhas todas estão sendo percorridas. Então, não tem muito mais o que a gente fazer — explica.

Esta é a segunda pessoa que se perde na trilha em um período de 10 dias. No dia 01 de outubro, um homem também se perdeu fazendo a trilha do Jurapê. Ele foi resgatado depois de ficar quase 10 horas perdido na mata.

Continua depois da publicidade