As buscas pelos dois tripulantes desaparecidos do barco que virou no Litoral Sul de Santa Catarina chegam ao 10º dia. A Marinha do Brasil confirmou que segue a procura por Alisson da Silva Santos e Diego Silva de Brito nesta segunda-feira (26). O acidente ocorreu na noite de 16 de junho.
Continua depois da publicidade
Quem são os pescadores que seguem desaparecidos após naufrágio em SC
O barco “BP Safadi Seif” desapareceu em meio ao mar enquanto um ciclone se deslocava em Santa Catarina. A Defesa Civil havia emitido um alerta um dia antes da embarcação sair da costa catarinense. Inicialmente, a informação era de que 12 pessoas estavam a bordo. Logo depois, a Marinha confirmou ser oito tripulantes.
Tripulante de barco que virou em SC bebeu leite e refrigerante enquanto esteve à deriva
Seis deles foram resgatados. Cinco em uma pequena balsa inflável, e outro encontrado flutuando com duas boias em meio ao mar depois de quase dois dias à deriva.
Continua depois da publicidade
De acordo com o proprietário do barco, duas embarcações particulares foram disponibilizadas para auxiliar nas buscas. Ele diz ainda estar prestando auxilio aos familiares dos desaparecidos, o que foi negado pelas famílias.
Famílias de desaparecidos após barco virar em SC dizem estar sem notícias sobre buscas: “Angústia”
Alisson é natural de Paraíba e se instalou em Santa Catarina para trabalhar com a pesca em 2017. Junto com Karine ele forma uma família de quatro pessoas: duas filhas, uma delas menor de idade. Diego, por sua vez, é natural da cidade de Rio do Fogo, no Rio Grande do Norte, e está em SC há anos.
Durante as buscas pelos dois tripulantes, o barco que usavam no momento do acidente foi encontrado de cabeça para baixo em alto mar. Três dias depois, porém, a embarcação desapareceu novamente devido as condições meteorológicas, conforme afirmou a Marinha. Desde então, não há informações sobre a localização da estrutura.
A retirada da estrutura do local, assim que encontrada novamente, é de responsabilidade do proprietário.
Continua depois da publicidade
Tripulantes pularam de barco sem colete por “desespero” antes de embarcação virar em SC
Investigação
Uma investigação sobre o acidente será aberta no início de julho, quando questões técnicas sobre a embarcação serão respondidas. O inquérito ocorrerá em sigilo e deve apurar quem autorizou a entrada da embarcação ao mar mesmo com aviso de ciclone no Estado, possível explosão no barco, problemas técnicos apresentados antes da saída dos pescadores da costa e relatados por eles às famílias.
Resgate de tripulantes do barco que naufragou em SC
Leia também
Como foi o resgate dos tripulantes de barco naufragado no litoral de SC
Irmã relata trauma de sobrevivente de naufrágio em SC: “Só chora”
Barco que naufragou em Garopaba foi vendido há dois meses e tripulação era recém-contratada