Os bombeiros retomaram nas manhã desta quinta-feira (18) as buscas pelas duas pessoas que seguem desaparecidas em Rodeio, no Vale do Itajaí, após as chuvas que atingiram o município na terça-feira (17). Ao menos três mortes foram confirmadas, segundo a Defesa Civil. As informações são do g1 SC.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

De acordo com a equipe de resgate, nesta quinta-feira será usada uma técnica de desmanche hidráulico, que consiste em utilizar a força da água pressurizada para remover a lama. Eles explicam que a área onde ocorrem as buscas é extensa e o soterramento é profundo, o que dificulta o trabalho.

Vizinho usa tábua para salvar mãe e filha de casa alagada em Rodeio: “Desesperador”

Entre as vítimas que são procuradas está uma bebê de 1 ano e meio, filha de Geovane Tabaldi de Oliveira, de 30 anos, que morreu após a casa onde morava ser arrastada pela força da água no bairro Pico. A outra filha do homem, identificada como Melyssa do Prado de Oliveira, de 4 anos, também morreu.

Continua depois da publicidade

Conforme os bombeiros, uma varredura será feita no terreno onde a família morava. Ao menos dois cães ajudam nos trabalhos. Cerca de 80% da área urbana de Rodeio foi atingida pela chuva, segundo a Prefeitura.

Já o segundo desaparecido é um homem de 50 anos que estava em um carro junto com um vereador de Apiúna, município que também fica na região. Os dois foram levados por uma enxurrada após saírem de um carro, no bairro Diamante, segundo a Polícia Civil.

O vereador foi resgatado com o apoio de um helicóptero. Já o amigo, não foi localizado.

Bombeiros seguem nas buscas por desaparecidos – (Foto: Corpo de Bombeiros Militar/Divulgação)

Três pessoas morreram

Além de Geovane e a filha, uma terceira morte foi confirmada nesta quarta-feira. A vítima foi identificada como Reinaldo Lamim, de 41 anos. Ele passeava com a família em uma rua de Rodeio quando foi atingido por uma enxurrada, que levou todos para o rio. O homem foi o único encontrado sem vida.

Por conta das fortes chuvas, a Prefeitura de Rodeio decretou calamidade pública nesta quarta-feira. Com isso, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário de reconstrução.

Continua depois da publicidade

Além disso, um abrigo foi aberto no Salão Cristo Rei no Centro do município. Até o fim da tarde desta quarta-feira, quatro pessoas estavam no local.

O que fazer em caso de chuvas?

Tempestades com ventos fortes e raios

  • busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados;
  • no local abrigado, fique longe de janelas;
  • se estiver na praia, jamais fique na água.

Alagamentos

  • evite contato com as águas;
  • não dirija em áreas alagadas;
  • evite pontilhões e pontes submersas;
  • redobre a atenção com as crianças.

Deslizamentos

  • fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • qualquer movimento de terra ou encostas próximo à suas residências;
  • aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Continua depois da publicidade

*Com informações de Suelen Eskelsen, da NSC TV Blumenau

Leia também:

Vídeo mostra estoque de malharia arrastado por enxurrada em Rodeio: “Milhões em prejuízo”

Rua vira rio e força da água faz carro capotar em Indaial: “Não sei como estou viva”