Jaraguá do Sul enfrenta um aumento de casos respiratórios em crianças e de busca por atendimento nos postos de saúde e no Hospital Jaraguá, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Apenas na unidade hospitalar, a procura pela pediatria mais do que dobrou nos últimos dois meses.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O hospital é referência na urgência e emergência para crianças da rede pública da região e realizou 5,9 mil atendimentos pediátricos em março deste ano, o que representa um aumento de 116% em relação ao mesmo mês de 2021.
Já em abril, foram 6,1 mil crianças atendidas, um número 104% maior do que no ano passado. Em maio, até a última segunda-feira (16), 3 mil atendimentos pediátricos já haviam sido realizados.
Para a NSC TV, a unidade explicou que o aumento tem relação com a época do ano, em que sempre há maior busca por atendimentos por causa dos problemas respiratórios, apesar do número ser mais expressivo em 2022. Para tentar atender a maior demanda, o hospital aumentou a quantidade de pediatras neste ano.
Continua depois da publicidade
O Hospital Jaraguá também informou que a maioria dos casos atendidos não são de urgência e emergência. Por isso, a prefeitura já anunciou que vai aumentar as consultas na rede básica, composta por 28 postos de saúde, com nove pediatras.
Com a ampliação, as equipes vão deixar de atender 100 consultas por dia para receber 200 crianças diariamente, por agendamento ou demanda livre, de acordo com a necessidade.
– Estamos ampliando o horário de atendimento de cinco unidades de saúde, uma inclusive até 22 horas, para que nós possamos desafogar a questão hospitalar, que hoje está bastante crítica – explicou o secretário municipal da saúde, Alceu Moretti, em entrevista à NSC TV.
Estado pede aumento de leitos na UTI pediátrica
A Secretaria Municipal da Saúde também afirmou que recebeu um pedido do governo do Estado para aumentar o número de leitos de UTI pediátrica. Atualmente, Jaraguá do Sul tem seis leitos, sendo quatro do SUS no Hospital Jaraguá, que mantém convênio com o Estado.
Continua depois da publicidade
A unidade informou que metade dos leitos destinados ao SUS está ocupada de forma permanente por dois pacientes que dependem de ventilação mecânica e cuidados intensivos. Por isso, restam apenas dois leitos para atender à demanda espontânea da população.
O hospital afirma que houve um aumento nas internações na UTI pediátrica há duas semanas. Segundo a coordenadora do setor, Polliane Beatriz Trainoti Branchi, em entrevista à NSC TV, foi necessário buscar mão de obra qualificada para abrir leitos extras e atender as crianças.
– A gente precisa acolher essa demanda, não tem como deixar as crianças no pronto-atendimento, muitas vezes intubadas e necessitando de atendimento médico. Na UTI neonatal tenho dez leitos, tenho estrutura montada, mas não tenho mão de obra e material. A gente acaba pegando do centro cirúrgico, daqui e dali, para tapar esse buraco – explicou.
O hospital disse ainda que pediu aos governos municipal e estadual a qualificação e habilitação de mais dois novos leitos para atender pacientes internados pelo SUS. A unidade aguarda a confirmação da entrega dos leitos e também precisará de insumos tecnológicos, além de materiais hospitalares para fazer os atendimentos.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Crise das UTIs em SC faz governo buscar leitos pediátricos em outros Estados
Saúde de Joinville quer dobrar compra de serviços na iniciativa privada
Joinville registra mais três mortes por dengue e chega a sete vítimas em 2022