A busca por um emprego causou filas na frente do Centro Público de Atendimento ao Trabalhador (Cepat) de Joinville na manhã desta terça-feira (29). Muitos joinvilenses interessados em começar o mês empregados foram tentar encontrar uma oportunidade entre as 145 vagas disponíveis por meio da unidade do município.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

Para quem ainda segue na busca por emprego, o governo do Estado também divulgou nesta terça-feira outras 173 oportunidades disponíveis no Sine de Joinville. Em outras cidades da região, a unidade estadual também tem vagas abertas: 171 em Jaraguá do Sul e 188 em São Bento do Sul.

Joinville fechou 13,1 mil postos de trabalho de março a maio, de acordo com os dados do Ministério da Economia. Nos dois meses seguintes o saldo foi positivo, com mais contratações do que demissões. Mesmo assim, a cidade ainda tem 7,6 mil postos de trabalho a menos em relação a 1º de janeiro.

Na semana passada, dados do IBGE mostraram que Santa Catarina ultrapassa a marca dos 300 mil desempregados. O índice de 8,2% de desemprego continua sendo o menor do país, mas é maior do que o registrado antes da pandemia.

Continua depois da publicidade

> No pós-Covid, trabalhador aponta salários baixos e empreendedor, falta de capital

Confira a lista de vagas divulgadas pelo Cepat*:

*Vagas divulgadas na última segunda-feira.