O termo "brazil coronavirus" esteve entre os mais pesquisados do Google nesta quinta-feira (21): o termo foi buscado assim mesmo, em inglês, e apareceu nas listas de buscas mundiais sobre o tema, indicando que quem estava pesquisando sobre o assunto não eram brasileiros – e sim internautas de diversos outros países. O súbito interesse vem em um momento em que o Brasil chama atenção negativamente no noticiário internacional, ao atingir a marca de mais de 20 mil óbitos por coronavírus.
Continua depois da publicidade
O Google indica que termos como "brazil covid 19 deaths today" (ou seja "mortes por covid-19 no Brasil hoje") e "brazil coronavirus cases" ("casos de coronavírus no Brasil") aumentaram cerca de 200% entre quarta e quinta-feira, ao lado do termo mais amplo "coronavirus cases" ("casos de coronavírus"). "Brazil covid data" ("dados sobre a covid no Brasil") cresceu 160%. Os cinco países que mais pesquisaram o assunto foram Guiana, Trinidad e Tobago, Etiópia, Zimbábue e Irlanda.
No mês, "brazil coronavirus deaths" subiu a ponto de se tornar o terceiro termo mais buscado entre os relacionados a coronavírus e países. O primeiro colocado ainda é "russia coronavirus".