O Burger King foi notificado pelo Procon de São Paulo nesta segunda-feira (2) suspeito de fazer propaganda enganosa do sanduíche Whopper Costela, que não tem costela na composição. A empresa se tornou alvo de reclamações de consumidores dias depois da polêmica envolvendo o McPicanha sem picanha, da rede McDonald’s.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do DC no Telegram
Conforme informou o Estadão, a rede de fast food deve apresentar explicações e encaminhar a tabela nutricional do sanduíche, atestando a composição de cada um dos ingredientes.
Segundo o diretor executivo do Procon, Guilherme Farid, o órgão está preocupado com a publicidade de produtos alimentícios que destacam ingredientes que não estão na composição do produto ou não possuem o ingrediente na composição principal.
— Se ficar comprovado que houve indução do consumidor a erro, a empresa pode ser multada por publicidade enganosa em até R$ 11,6 milhões — explicou Farid.
Continua depois da publicidade
O Burger King informou por nota, também nesta segunda-feira, que o lanche não é composto de costela, mas é “produzido à base de carne de porco (paleta suína) e com aroma 100% natural de costela suína, sem aditivos e conservantes”.
A empresa disse ainda que sempre “comunicou com clareza” o processo de composição presente no hambúrguer por meio de “peças publicitárias, cardápios e demais materiais oficiais”.
Ainda conforme a notificação do Procon, a empresa terá que comprovar os testes de qualidade realizados, gabaritos das embalagens que são usadas para acondicionamento do produto em lojas físicas (para consumo imediato) e para entrega via delivery, cópia dos materiais publicitários da divulgação da atual linha do produto e de campanhas anteriores de sanduíches similares, com “aroma de costelinha” veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais pela empresa e por parceiros.
Proibição de venda no Distrito Federal
Após a repercussão do caso, o Procon do Distrito Federal notificou o Burguer King por propaganda enganosa e proibiu a venda do sanduíche. Conforme a determinação da Secretaria de Justiça e Cidadania, a medida está valendo até a correção da publicidade feita pela rede.
Continua depois da publicidade
Caso a empresa não cumpra a decisão poderá sofrer sanções como multa, apreensão dos produtos e até interdição do funcionamento das lojas.
A nota do Burguer King informou ainda que “a transparência para com os nossos clientes é um valor fundamental e inegociável”.
Leia mais:
Burger King confirma que Whopper Costela não tem costela
Posto de gasolina sem frentistas é autorizado a funcionar em SC
Aventureiro e leal: veja quem é o catarinense no reality “No Limite”