Um problema recorrente em Joinville tem deixado moradores e motoristas irritados. São os buracos nas ruas que causam desconforto à população e danificam veículos. O jornal “A Notícia” recebeu inúmeros pedidos de leitores para mostrar o problema que tem se gravado nos últimos meses por causa das chuvas.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
Uma das ruas mais extensas do bairro Boa Vista, a Helmuth Fallgatter, é a prova do caos da pavimentação na maior cidade do Estado. Em quase toda a via há remendos. A reportagem de “AN” percorreu a rua na manhã desta terça-feira e constatou que boa parte dos buracos foi fechada recentemente, a julgar pela aparência do asfalto.
Tem buraco na sua rua? Mande uma foto para o e-mail an.com@an.com.br
Continua depois da publicidade
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Prefeitura informa que existe uma equipe tapa-buracos de plantão. O problema é que na mesma velocidade em que alguns dos buracos são estancados, outros aparecem.
Foi o que ocorreu na última segunda-feira, quando uma nova “cratera” se abriu na Helmuth Fallgater. Um comerciante da região disse que viu um motorista estragar o aro da roda de um dos pneus do veículo ao passar por ali.
– Ontem (segunda-feira), estourou o aro de um carro aqui. Outros motoristas também já furaram os pneus. Deveria ser feito um asfalto novo porque a situação está feia. Toda semana tem tapa-buraco, só que isso não resolve o problema. Depois que chove, eles abrem novamente – relata o comerciante Décio Soares da Rocha.
Continua depois da publicidade
Outra rua prejudicada pelos buracos é a Tenente Antônio João, no bairro Bom Retiro, que passou por obras praticamente o ano todo, com a ampliação da rede de água. Há cerca de um mês, os trabalhos foram suspensos e enormes buracos começaram a aparecer na via. Quase não há espaço para trafegar e o tapa-buracos não resolve a situação.
– Há um ano, a rua era de calçamento e até dava para trafegar. Depois, mexeram três vezes para obras pluviais e de encanamento. Além da nojeira que fica, há risco de acidente por causa dos buracos – afirma Derval Vieira, 48, que trabalha na região.
Buraco na rua Tenente Antônio João, no bairro Bom Retiro
Contraponto
Segundo a Prefeitura, a obra da rua Tenente Antônio João ficou um mês parada porque depende de investimento do governo do Estado. Como a verba foi depositada recentemente, a obra será retomada no início de 2016 e finalizada com pavimentação. A Prefeitura ressalta ainda que a equipe tapa-buracos vem fazendo o serviço paliativo mesmo durante o recesso.
Continua depois da publicidade
Sobre outras ruas com buracos, a Prefeitura diz que investirá R$ 13 milhões em pavimentação nova com recursos da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) de 48 ruas. O primeiro lote, que inclui nove ruas, já está com a ordem de serviço assinada.
Ruas que serão pavimentadas:
1º lote
– Adriano Schondemark, Comandante Paulo Serra e Dona Elza Meinert, no bairro Costa e Silva; Alceu Koentopp, no América; Arnaldo Moreira Douat, no Floresta; Bento Torquato da Rocha e Paulo Schneider, no Vila Nova; Farroupilha e São Roque, no bairro Floresta.
2º lote
– Ruas Duque de Caxias, Jaguaruna, Pastor Fritz Buhler, Ministro Calógeras, Lages, Marechal Deodoro, Tijucas, Orestes Guimarães, Do Príncipe, Abdon Batista, no Centro; Bagé, Felipe Camarão, Henrique Dias, Ijuí, Max Heiden, no Anita Garibaldi; Barra Velha, Coronel Freitas, Campo Erê, no Itaum; Guanabara, Ursa Maior, no bairro Guanabara; Cidade de Patos de Minas, Cidade de Pilar, Cidade de Pilões, Cidade de Umbaúba, Cidade de Vera Cruz e Laura Auler, no Profipo.
Continua depois da publicidade
3º lote
– Ruas Rio Velho, Átila Urban, Espigão, João Luiz de Miranda Coutinho, no Paranaguamirim; Alcântara, no Boa Vista; Ponte Serrada, no Comasa; Júlio de Mesquita Filho, no Jardim Iririú; Cegonhas, no Iririú; Minas Gerais, no Nova Brasília; Manoel Silveira, no Jardim Sofia; Presidente Campos Sales, Arthur Bachtold e Marechal Hermes, no Glória.
4º lote
– Ruas Presidente Wenceslau Brás, República do Peru e Porto Rico, no bairro Floresta; Jaraguá, Araranguá, Quintino Bocaiuva, Almirante Tamandaré, Otto Boehm, Germano Stein, Castelo Branco, Presidente Costa e Silva, Pará, João Pessoa, Almirante Barroso, Marconi e Benjamim Constant, no América; Alfredo Wagner, no Petrópolis; Ituporanga, Nova Trento, Taió, Rezende e Itajubá, no Bom Retiro; e Curitibanos, no Bucarein.
5º lote
– Ruas Sebastião Jonck, João Miers/Maria de Lurdes Bachtold e esta até o final da 15 de Novembro, Evaldo Eicholz/Waldemar Hesse, Márcio Luckow/Evaldo Eicholz até Alberto Miers, no Vila Nova; avenida Hermann Lepper até Dona Francisca e ruas Dona Francisca/Indaial, Mondaí/Ouro Verde, Indaial/Tenente Antonio João, Matinhos/Ada da Silveira e Saguaçu/Itaiópolis, no Saguaçu; e Marcílio Dias até Alvarenga Peixoto, Visconde de Mauá até o final, Prudente de Morais/Paulo Berner, Visconde de Mauá/Guia Lopes, Prudente de Morais/Dona Francisca, Dona Francisca/Guia Lopes, Prudente de Morais/Carlos W. Boehm, Prudente de Morais/Ricardo Landmann, Dona Francisca/PM (Deinfra) e Dona Francisca/Indaial no Santo Antônio.
Continua depois da publicidade