A Helmut Fallgatter é uma das ruas que mais causa indignação de motoristas e moradores da zona Leste de Joinville. São tantos buracos no asfalto e "remendos" criados na tentativa de solucionar o problema da via, que ela já ficou conhecida como uma "colcha de retalhos".

Continua depois da publicidade

— Eles passam de vez em quando tapando buraco, mas é aquele ditado: "remendo novo, pano velho" — resume o aposentado Jorge Conceição Martins, de 65 anos, que passa todos os dias pelo local.

Trecho de três quilômetros da rua 15 de Novembro tem 70 buracos

A rua tem 3,7 quilômetros de extensão, iniciando no trevo logo após o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt até a conexão com a rua Aubé. Ela fica inteiramente no bairro Boa Vista, mas é uma importante ligação dos bairros da zona Leste com a região central da cidade.

Em toda a extensão da rua, a reportagem contabilizou 47 buracos na semana passada, entre grandes e médios – é como se houvesse um buraco a cada 78 metros. Além disso, os remendos geram uma irregularidade no asfalto, sendo impossível passar pelo local sem o carro balançar. A sensação é quase a de andar em uma rua de saibro.

Continua depois da publicidade

A motorista Valkiria Kuhnen Marcelino, de 48 anos, trabalha como representante comercial e passa quase todos os dias pela rua. Segundo ela, os buracos e os remendos são o maior problema da via, já tendo gerado a ela um prejuízo de R$ 2 mil com o conserto dos amortecedores do carro.

— A gente tem que andar devagar por aqui. O problema é que, quando estamos atrás de outro carro, não tem muito o que fazer para desviar dos buracos — conta.

Valkiria defende o recapeamento como a solução para a rua Helmut Fallgatter. A Prefeitura informou que está no planejamento a requalificação asfáltica da via com recursos do financiamento assinado com o Banco do Brasil de R$ 61,1 milhões para melhorias em 209 vias da cidade. No entanto, antes disso será necessário realizar obras de expansão da rede de esgoto, com previsão para serem iniciadas em março de 2019.

Além disso, o município garantiu que realiza ações de manutenção da via, como a operação tapa-buracos. Os moradores podem registrar os pedidos de melhorias via ouvidoria, pelo telefone 156, ou no site da Prefeitura.

Continua depois da publicidade