A Polícia Federal (PF) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) investigam a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Informações preliminares apontam que Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento escaparam na madrugada de quarta-feira (14). As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Até a manhã desta quinta-feira (15), a dupla ainda não havia sido capturada. O Ministério da Justiça publicou uma portaria que suspendeu nesta quinta e sexta-feira (16) o banho de sol e visitas sociais nos cinco presídios federais do país.

O que se sabe até agora sobre a fuga

  • Por volta de 3h, eles saíram pelo teto das celas. Para isso, arrancaram uma estrutura metálica de alumínio e cabos de energia ligados à iluminação da cela;
  • Em seguida, foram para o pátio e, com alguma ferramenta cortante (a teoria é que ela tenha sido obtida no canteiro de obras de uma reforma na unidade), cortaram um alambrado e fugiram;
  • Câmeras do presídio registraram a passagem deles para o lado de fora, vestindo o uniforme de preso;
  • A administração do presídio deu falta de Deibson e Rogério por volta das 5h, duas horas depois da fuga.

“Conjunto de erros” teria colaborado

Conforme apontou a investigação preliminar, um conjunto de erros teria colaborado com a fuga. Um gabinete de crime do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi instalado na capital do RN.

Continua depois da publicidade

Esta é a primeira fuga da história do sistema penitenciário federal. Depois do caso, o ministério iniciou uma vistoria minuciosa na unidade.

Nesta quinta-feira (15), uma equipe de peritos da PF retornou ao presídio para continuar a investigação. Deibson e Rogério seriam ligados ao Comando Vermelho e estavam em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

“Pente-fino” no presídio

O Secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, comanda pessoalmente o gabinete de crise instalado na delegacia da PF em Mossoró e determinou um “pente-fino” completo na estrutura do presídio, além de uma reavaliação de todos os funcionários que trabalham no local. A segurança foi reforçada com mais agentes penais e policiais federais.

Fugitivos incluídos na lista vermelha da Interpol

André Garcia confirmou que os nomes dos dois fugitivos, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, foram incluídos na lista vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Os registros, no entanto, ainda não apareciam na lista disponível no site oficial da organização até as 16h desta quinta.

Continua depois da publicidade

A Difusão Vermelha da Interpol é uma ferramenta de cooperação policial internacional que ajuda a localizar pessoas procuradas pela Justiça para fins de extradição.

Diretor do presídio afastado

Depois da fuga, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinou o afastamento da direção do presídio. Nesta quinta, o policial penal federal Carlos Luis Vieira Pires foi nomeado como diretor interino da Penitenciária Federal de Mossoró.

Leia também

SC tem 597 celulares bloqueados pelo aplicativo Celular Seguro

Pela primeira vez no Brasil, dois detentos fogem de presídio de segurança máxima