Às 22h de domingo, Ilso Mendes Ribeiro, funcionário terceirizado do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), foi acionado para bloquear os acessos à ponte sobre o Ribeirão Luis Alves, no km 21 da BR-470, em Ilhota. O asfalto cedeu depois da forte chuva que caiu sobre o Vale do Itajaí neste fim de semana. Quase 12 horas depois do ocorrido, o engenheiro do departamento, Elifas Levi, chegou ao local para a primeira vistoria.
Continua depois da publicidade
Com o trânsito desviado pela Rodovia Jorge Lacerda, Levi relata que a interdição da ponte foi o problema mais grave enfrentado na manhã desta segunda-feira. Ainda não se sabe com certeza quando o trecho será liberado para o tráfego de veículos, mas de acordo com Dnit, a intenção é para que até terça-feira à noite a situação esteja normalizada.
– O alagamento dificulta nosso trabalho e ainda não há como avaliar a extensão do problema – explica Levi.
Continua depois da publicidade
Ainda escura e pouco gasta, é possível notar que a camada asfáltica foi colocada recentemente na cabeceira da ponte. Segundo populares, os reparos no local são frequentes, porém ineficazes.
– Faz uns 20 dias que esse asfalto foi colocado ali – relatou Henrique Nagel depois de observar de perto o buraco aberto sobre a ponte.
Representante comercial, Nagel que tem 67 anos e há 11 passa pelo km 21 para ir de Gaspar a Navegantes, lembra que ano passado o trecho ficou interditado para uma grande reforma que, infelizmente, não durou.
Continua depois da publicidade
– Esperamos que agora o conserto seja definitivo – afirma.