Quem transita pela Via Expressa para acessar a BR-470, além dos cuidados habituais que deve ter ao volante, precisa também ficar atento a um buraco extenso na alça próxima à rodovia. Localizado ao longo da curva, ocupa quase a metade da largura da pista, obrigando os motoristas a fazerem o contorno de modo mais fechado, próximo ao guard-rail.

Continua depois da publicidade

Nesta tentativa de desviar do buraco no asfalto, quem leva vantagem são os motoristas de carros menores; já os condutores de caminhão dificilmente conseguem escapar. Mas todos estão sujeitos aos riscos: pode-se ter problemas com os pneus ou com a suspensão dos veículos, além do perigo de se perder o controle da direção. Pior mesmo para os motociclistas, que sempre são uma das partes mais frágeis do trânsito.

Somado à falta de manutenção no asfalto, ainda há o mato que começa a cobrir o guard-rail e a placa de sinalização à beira da pista. Tito Koszenieski, morador da Itoupavazinha, diz que o buraco que já dura quase dois meses:

– O local é a saída da cidade, muita gente passa por ali. Se o pneu não estiver bem calibrado, pode cortar. Um motociclista que desconhece o problema pode cair.

::: E agora?

Continua depois da publicidade

O secretário de Serviços Urbanos, Rafael Jansen, afirma que o conserto será feito daqui a 20 dias, já que o problema exige a raspagem do asfalto, a qual só pode ser feita com o maquinário que, no momento, está sendo usado em ruas do Garcia. Só depois disso é que poderá ser aplicada uma nova camada de pavimentação.