Um macaco bugio apareceu nadando no meio do mar uma praia em Palhoça, em um vídeo que circula pelas redes sociais. Nas imagens, o pescador que flagrou o momento conta que nunca havia visto um bugio tomando banho na vida. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Assim como o pescador, a fundadora do Projeto Bugio, Zelinda Hirano, conta que é a primeira vez em 30 anos de carreira que vê um macaco da espécie em alto mar. A pesquisadora se mostrou curiosa com as circunstâncias das imagens, já que segundo ela, não é comum que bugios nadem.

— Eu fiquei chocada. […] Não é comum, bugio não se arrisca desse jeito pra nadar. A gente não tem informação nenhuma sobre aquele vídeo, em alto mar, sinceramente não consigo entender — afirma.

No vídeo, que não se sabe quando foi gravado, o macaco aparece usando os “braços” para avançar na água e se manter na superfície. Em seguida, o pescador se aproxima, pega o bugio da água e o coloca no barco, onde ele fica sentado. 

Continua depois da publicidade

— Nunca vi bugio nadando no meio do mar. Isso é a natureza, depois diz que pescador é mentiroso. Vou resgatar ele e vou levar para terra — fala o pescador no vídeo. 

> Vídeo: Cachorro encontra arma de suspeito de violência doméstica em plantação do Oeste de SC

Zelinda, que é primatóloga, acredita que o vídeo tenha sido gravado em uma praia que fica logo após a Praia do Sonho, onde o rio Maciambu se encontra com o mar. Ela explica que bugios só fazem isso em caso de necessidade, e que casos parecidos já foram registrados em rios do Pantanal ou do Amazonas, mas que em Santa Catarina, foi a primeira vez visto.

— Eles têm a capacidade de fazer isso, mas eles não são treinados, só que na hora do desespero eles fazem. E graças a Deus encontrou um pescador e ele fez isso pra ele. O mais engraçado é que ele ficou sentadinho no barco — ressalta Hirano. 

Assista 

Leia também

Bugio ferido é resgatado em Painel, na Serra catarinense

Continua depois da publicidade

Mãe de criança de SC que ficou 14 dias internada com Covid celebra vacina: “Ansiosa”

Carro bate em árvore e deixa uma pessoa ferida na Beira-Mar Norte em Florianópolis