A capital argentina contará a partir de maio com uma filial da rede mundial de cafeteria Starbucks. Desta forma, concluem seis anos de rumores e especulações sobre o sempre iminente desembarque da famosa rede americana no país. Mas, desta vez, o anúncio é concreto, já que em fevereiro começará a construção da filial, que estará localizada no bairro de Palermo.

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O empreendimento, segundo o jornal Clarín, é do grupo mexicano Alsea, que assinou um acordo com a Starbucks Coffee International para desenvolver a marca na Argentina. O empreendimento será um anexo ao prédio do Shopping Alto Palermo. Essa área da cidade conta com uma população jovem, solteira, com perfil de profissionais liberais. Além disso, na região do Alto Palermo existe uma grande concentração de estrangeiros, principalmente estudantes universitários.

A expectativa da Starbucks é positiva, pois seu estilo se enquadra relativamente bem dentro do estilo portenho de cafés. A capital argentina e sua região metropolitana conta com 35 mil cafés. Os argentinos, seguindo suas tradições européias, utilizam os cafés para os encontros com os amigos, um breve lanche, namorar, e até estudar para a escola e universidade. Os clientes costumam passar um longo período nos cafés. Por esse motivo, o preço das bebidas (sejam cafés ou refrigerantes) costumam ser elevados, já que dentro do valor está “embutido” um direito à permanência na mesa por tempo indeterminado.

Concorrência

As grandes redes internacionais de alimentos costumam enfrentar graves problemas de inserção no mercado argentino, já que são fortes os estabelecimentos locais. Esse foi o caso da Pizza Hut, Wendys ou Subway, que tiveram que deixar o país, após fracassar na tentativa de atrair clientes.

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