A bruxa segue solta no futebol europeu, sobretudo no Campeonato Espanhol, quando o assunto é baixas. Enquanto o Real Madrid anunciou as lesões de Rodrygo e Éder Militão, o Barcelona divulgou os problemas musculares de Lamine Yamal e Lewandowski.

Continua depois da publicidade

Os brasileiros são um problema a mais, já que se tornam desfalques para a Seleção de Dorival Júnior. Os dois saíram aos prantos na vitória por 4 a 0 sobre o Osasuna, pela LaLiga. O atacante sofreu uma lesão no reto femoral da perna esquerda e não teve o prazo de retorno estipulado pelo clube merengue. 

Já o caso de Militão é ainda pior. O zagueiro sofreu uma ruptura completa do ligamento cruzado anterior da perna direita e precisará ser submetido a intervenção cirúrgica. Assim, perderá o restante da temporada. 

A vaga de Militão foi preenchida por Léo Ortiz, do Flamengo, enquanto Dorival chamou Gabriel Martinelli, do Arsenal, para a vaga de Rodrygo. Os próximos compromissos do Brasil são contra Venezuela e Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. 

Já Lewandowski e Yamal vão perder partidas por Polônia e Espanha, respectivamente, nos próximos compromissos pela Liga das Nações.

Continua depois da publicidade

— Testes realizados na manhã desta segunda-feira revelaram que Lamine Yamal tem uma lesão de sindesmose de grau 1 no tornozelo direito. Espera-se que ele fique fora de ação por duas a três semanas. Enquanto isso, Lewandowski está com problemas na região lombar das costas, e ficará descansando por cerca de dez dias — publicou o Barcelona, em comunicado.

Jornais defendem que Lewandowski teve gol mal anulado (Mundo Deportivo/Reprodução)

No caso do Barcelona, no entanto, o assunto desta segunda-feira foi o gol de Lewa anulado, na derrota por 1 a 0 para o Real Sociedad, fora de casa. Após sete vitórias consecutivas, o time catalão voltou a ser derrotado e ainda viu o Real reduzir a distância para seis pontos. 

O lance em questão foi aos 13 minutos do primeiro tempo, quando Lewandowski teve gol anulado por impedimento milimétrico da ponta do pé da chuteira. Nesta segunda-feira, no entanto, alguns jornais defenderam que o polonês não estava impedido. 

A bruxa também atacou a seleção da Inglaterra. A Federação Inglesa afirmou que oito jogadores previamente convocados para os jogos da Liga das Nações estão indisponíveis. São eles:  Trent Alexander-Arnold (Liverpool), Levi Colwill (Chelsea), Phil Foden (Manchester City), Jack Grealish (City), Cole Palmer (Chelsea), Aaron Ramsdale (Southampton), Declan Rice (Arsenal) e Bukayo Saka (Arsenal).

Continua depois da publicidade

Apresentação e corte no United 

Rúben Amorim “despachou” o auxiliar-técnico e ex-centroavante histórico Ruud van Nistelrooy

A segunda-feira também foi de apresentação do português Rúben Amorim como novo técnico do Manchester United. Ex-Sporting, o comandante chega com a fama de ser uma das maiores promessas como treinador do futebol europeu, sob legado de José Mourinho. 

Mas a chegada de Amorim também causou uma saída importante. De acordo com o jornal A Bola, o treinador “despachou” o auxiliar-técnico e ex-centroavante histórico Ruud van Nistelrooy. 

Sob o comando interino de Nistelrooy, o United venceu o Leicester por 3 a 0 no final de semana e ganhou fôlego na tabela. A equipe é apenas a 13ª colocada. 

*Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Lisboa