Já imaginou qual seria a melhor maneira de colocar um ponto final na sua carreira? Se você for um atleta, certamente a resposta será: vencendo. E, se possível, com um título. Será exatamente assim que Daniel de Paula poderá escrever em sua biografia. O ala de 40 anos da A.D. Brusque, que é mais conhecido como Hutch, deixou o ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, no sábado, em êxtase. Com nove pontos anotados, ajudou sua equipe a faturar o título do Campeonato Catarinense Masculino de Basquete na vitória sobre Blumenau (Apab/FMD), por 67 a 58, em jogo que encerrou o quadrangular final da competição.
Continua depois da publicidade
– É gratificante encerrar a minha carreira com um título. Só tenho a agradecer aos meus companheiros e à cidade de Brusque por esses 16 anos em que atuei aqui – disse o atleta.
Natural de Rio Claro (SP), Hutch chegou ao Vale do Itajaí em março em 2000. Desde então ajudou a escrever capítulos vitoriosos na história do basquete de Brusque. Em 2001 e 2002 participou do grupo bicampeão estadual. Celebrou outra taça em 2013 e deu adeus às quadras contribuindo para a conquista do quarto título estadual do time.
– Hoje é tudo meu – disse o camisa 8, com a bola do jogo de baixo dos braços e à espera das redes das cestas, que tradicionalmente são cortadas e levadas como souvenir pelos campeões.
O triunfo de Brusque pôs fim ao sonho do inédito tricampeonato da Apab e teve um quê de revanchismo. Os brusquenses haviam sido superados pelos blumenauenses nos dois últimos anos, sendo que a decisão de 2015 ocorreu na Arena Multiuso de Brusque. O jogo foi digno do clássico que Blumenau e Brusque se transformou nos últimos anos, marcado pelo equilíbrio e a alternância da liderança do placar.
Continua depois da publicidade
Como foi a partida
Em busca do tri, o time da casa sentiu o começo de jogo e, com arremessos precipitados, teve dificuldades para pontuar. Enquanto isso, os brusquenses ditaram o ritmo do jogo, com o ataque cadenciado, e tiveram maior êxito, finalizando o primeiro quarto na frente: 14 a 8. No segundo, os blumenauenses apertaram a defesa e ganharam confiança para atacar. Puxado pelos arremessos de três pontos do ala Luiz Henrique Semmke dos Santos – que terminou o Estadual premiado como o principal cestinha da competição -, o time da casa reverteu a desvantagem e foi para o vestiário na ponta: 30 a 27.
Na volta do intervalo, os brusquenses começaram melhor. Marcando mais forte e com maior aproveitamento no ataque, o time retomou a liderança do placar e passou a administrar a vantagem que construiu. Melhor equilibrado, o Brusque venceu o terceiro quarto por 52 a 44. O enredo se repetiu no último período de jogo, com os visitantes ditando o ritmo do jogo.
Blumenau teve alguns lances de destaque, mas não o suficiente para reverter o placar e evitar a festa dos pouco mais de 20 torcedores de Brusque, em sua maioria familiares dos atletas. Antes da decisão, Joinville e Videira decidiram o terceiro lugar e o time do Norte do Estado levou a melhor, vencendo por 97 a 65.
Liga Ouro
Com o término do Estadual, os atletas da Apab ganham folga a partir de hoje. Enquanto isso, os dirigentes da equipe tratam da participação na Liga Ouro, a segunda divisão do basquete nacional. Uma reunião está marcada para o dia 16, em Itajaí. Além de Blumenau, o time de Joinville também participará da Liga. Para isso, contarão com o apoio financeiro da Federação Catarinense de Basquete (FCB). Reforços já estão em vista e devem ser anunciados oficialmente pela diretoria da Apab nas próximas semanas.
Continua depois da publicidade