O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) confirmou, nesta terça-feira (27), a data para a nova eleição para prefeito e vice-prefeito de Brusque, onde a chapa até então à frente da gestão municipal foi cassada em maio. O pleito ocorrerá em 3 de setembro deste ano, para estabelecer um mandato-tampão, conforme resolução aprovada em sessão plenária da Corte estadual.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Brusque e região por WhatsApp
As urnas irão acolher votos das 8h às 17h, de eleitores que tenham requerido sua inscrição eleitoral em Brusque até 5 de abril deste ano. Já as candidaturas deverão ser registradas até as 19h de 26 de julho.
A partir do dia 27 do próximo mês, a propaganda eleitoral será permitida, inclusive pela internet. Já o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão irá de 5 a 31 de agosto, com exibições de segunda a sábado em dois blocos diários de 10 minutos cada.
Estarão aptos a participar os partidos que tenham registrado seu estatuto no TSE e, até a data da convenção, contem com órgão de direção constituído no município.
Continua depois da publicidade
Os vencedores da nova eleição deverão ser diplomados nos cargos até 21 de setembro e irão cumprir mandato até o fim do próximo ano. Ou seja, haverá, ainda assim, uma outra eleição em 2024 para definir o prefeito e vice, além de vereadores, dos quatro anos seguintes.
Cassação de chapa anterior e inelegibilidade de Hang
O município é chefiado atualmente pelo vereador André Vechi (DC), presidente da Câmara Municipal na altura em que o então prefeito Ari Vequi (MDB) e o vice Gilmar Doerner (Republicanos) tiveram os seus mandatos cassados por ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na ocasião da cassação, o TSE ainda determinou a inelegibilidade por oito anos do empresário Luciano Hang, que cometeu abuso de poder econômico em benefício de Vequi e Doerner nas eleições de 2020.
Leia mais
Brusque já teve seis prefeitos diferentes em 10 anos; entenda
Por que o TSE viu abuso econômico de Luciano Hang na eleição de Brusque