A chuva intensa que atinge Santa Catarina neste fim de semana causou alagamentos, deslizamento de terra e queda de muro neste fim de semana em Brusque. Nas últimas 24 horas, segundo a Defesa Civil, o acumulado de chuva foi de 69,37 milímetros no município, sendo que o acumulado das últimas 12 horas superou os 66 mm.
Continua depois da publicidade
Clique aqui e receba notícias do Santa pelo WhatsApp
Conforme o órgão de monitoramento, foram atendidos dois alagamentos registrados em duas casas no bairro Rio Branco; seis alagamentos em via pública, nos bairros: Limoeiro, Limeira, Primeiro de Maio, Jardim Maluche e Santa Terezinha; 14 deslizamentos em residência, nos bairros: Águas Claras, Azambuja, Bateas, Centro II, Jardim Maluche, Nova Brasília, Primeiro de Maio, Rio Branco, São Pedro, Steffen); um deslizamento na via no Dom Joaquim; uma queda de muro no Souza Cruz; além de um rompimento de tubulação no Santa Terezinha.
O nível do rio Itajaí-Mirim está em 3,56 metros e a projeção é que chegue a quatro metros por volta de 0h30 de segunda-feira (17).
— Considerando quando a água de Vidal Ramos chegar aqui, com o nosso rio já está elevado, o rio Itajaí-Mirim deve sair da calha somente na via atrás do loteamento Emma 2, sem atingir outras áreas — explica o chefe de Vistorias e Fiscalização da Defesa Civil, Edevilson Cugiki.
Continua depois da publicidade
A região do Vale do Itajaí, inclusive, foi a mais castigada com as chuvas que não dão trégua desde a noite de sábado (15). Em Ituporanga, o vertimento da Barragem Sul começou a transbordar nesta manhã e, entre as 7h e as 10h, o nível da água subiu 6 centímetros e chegou à altura máxima da estrutura, que é de 31 metros. Uma das comportas chegou a ser aberta na noite de sábado.
Em Taió, o nível da barragem também subiu nas últimas 24 horas, passando de 21,28 metros para 22,5 metros. Em Rio do Sul, o nível do rio Itajaí-Açu atingiu 6,08 metros. Já em Blumenau, de acordo com o sistema de monitoramento AlertaBlu, o nível do rio no município era de 4,23 metros durante a manhã.
Também por causa das chuvas houve queda de uma barreira na BR-470, em Apiúna,e interdição da SC-418 por causa do excesso de água na pista.
Leia também
Obra em Blumenau que se arrasta há 10 anos seleciona nova empreiteira
Cidade de SC planeja eliminar outdoors das ruas em dois anos
Polícia trata ofensas a negros de traje típico em Blumenau como racismo qualificado