A prefeitura de Brusque decidiu suspender todas as aulas na rede municipal de ensino da cidade a partir desta quinta-feira até segunda, dia 16, para tentar conter o surto de impetigo. A medida, tomada em parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, serve para que todas as escolas passem por um processo de higienização e desinfecção. As unidades Laura Cattani Leite, Isaura Gouvêa Gevaerd, Vendelino Wiemes e Luiz Gonzaga Steiner, que já passaram pela limpeza, são as únicas que continuam com as aulas normais.

Continua depois da publicidade

Brusque já registrou cerca de 300 casos de impetigo entre crianças, adolescentes e adultos, e a prefeitura trata o fechamento das escolas como uma medida de segurança e prevenção para os estudantes e servidores:

– Tomamos todas as providências, mas a situação continuava aumentando, por isso decidimos fechar todas as unidades. Entendemos a dificuldade das famílias, mas contamos com a parceria de todos neste momento, pensando na saúde e na segurança – disse o secretário de Educação de Brusque, Ivanor de Mendonça, em nota divulgada pela prefeitura.

O impetigo é uma doença bacteriana que atinge a pele e é transmitida facilmente através do contato. Durante o mês de abril uma série de cidades no Estado registrou surtos da doença, o que levou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive) a levantar a hipótese de que os surtos fossem de catapora em Santa Catarina, mas a situação não foi confirmada. A recomendação do órgão é que as crianças que apresentam lesões de pele de impetigo ou catapora sejam afastadas das escolas.

Continua depois da publicidade