Um investimento de R$ 35 milhões feito pela prefeitura de Brusque quer pôr fim às dores de cabeça com pontes na cidade. No ano passado, duas caíram, uma precisou ser demolida e outras duas foram interditadas parcialmente. Uma empresa chegou a ser contratada para revisão das principais pontes do município e apontou problemas em várias delas.
Continua depois da publicidade
Com o dinheiro recém-anunciado, o governo informou que vai construir quatro pontes e reformar uma. Todas as licitações devem ser lançadas ainda em março.
> Receba todas as notícias de Brusque e região pelo WhatsApp
A estrutura existente hoje na Rua DJ-003, no bairro Dom Joaquim, será demolida e erguida do zero. Desde julho do ano passado, apenas veículos leves podem trafegar pelo local. A Ponte Antônio Mohr, que liga as ruas Itajaí e Durval Luz, será reconstruída. Interditada há oito meses, ela também foi colocada abaixo por questões de segurança.
A Ponte Alois Petermann, entre os bairros Rio Branco e Dom Joaquim, é outra que teve a passagem de veículos comprometida no fim do ano passado e vai passar por obras agora. A reforma é para corrigir as lajes soltas e deterioradas. Isso deve permitir ampliar de 30 para 45 toneladas o limite de tráfego.
Continua depois da publicidade
As outras duas pontes que completam a lista são estruturas que fazem parte de um projeto anterior de mobilidade da prefeitura de Brusque. Uma delas, na região central, vai ligar a Rodovia Antônio Heil à Rua João Bauer. A outra estrutura vai ligar as comunidades do Maluche e Rio Branco.
> “Blitz” em pontes de Brusque mostra por que estruturas preocupam; veja fotos
Alerta na prefeitura
Quando as pontes começaram a apresentar problemas uma seguida da outra, a prefeitura de Brusque contratou uma empresa para avaliar a situação das 10 principais estruturas da cidade. Todas as quatro que a Secretaria de Infraestrutura Estratégica confirmou estar com os laudos prontos necessitam de reparos.
Entre elas estão as pontes Alois Petermann e Antônio Mohr, que o governo anunciou a reforma.
Análise de técnicos mostrou ainda que a Ponte da Rua Henrique Deichman precisa de recuperação das fundações e armaduras aparentes, bem como reparos em algumas vigas. Já na Ponte João Vitório Benvenutt é necessário averiguar os pilares dentro do rio e reforçar as estacas que estão aparentes.
As pontes que aguardam parecer são: Ponte do Trabalhador, Ponte Antônio Nicolau Maluche, Ponte da Rua Padre Antônio Eising, Ponte da Rua Eduardo Von Buettener, Ponte da Rua Florianópolis, Ponte da Rua São Pedro.
Continua depois da publicidade
Duas pontes caem em menos de três meses
A Ponte João Liberio Benvenutti, no bairro Santa Terezinha, caiu na noite de 21 de abril. Em 1999 ela já tinha apresentado problemas na fundação e precisou ser reparada. No episódio do ano passado, três carros com quatro pessoas passavam pelo local no momento em que houve o desmoronamento. Os veículos ficaram presos entre a estrutura e o barranco na margem esquerda do rio Itajaí-Mirim.
Cabeceira de ponte desaba e deixa carros presos em Brusque. Saiba mais: https://t.co/9cCB4XCLXj pic.twitter.com/VtNyrKyaHG
— Diário Catarinense (@dconline) April 22, 2021
Já a Ponte Prefeito Antônio Heil, no bairro Guarani, caiu na manhã do dia 9 de junho, quando uma senhora foi “engolida” pela estrutura ruindo, como mostra o vídeo abaixo. De acordo com a prefeitura, um laudo da Defesa Civil aponta que a queda teve relação com a enxurrada que antecedeu o desabamento.
Leia também
> Conheça a história de Dona Ruth, a jogadora mais velha a atuar em uma partida oficial de vôlei
Continua depois da publicidade
> Morador transforma bicicleta em caminhão de papelão em SC e passeio viraliza na internet
> Menino de Brusque ganha de Natal voo de avião para “falar com Deus” e pedir melhora do pai