Brusque decretou situação de emergência após o temporal que atingiu a cidade na quarta-feira (9). O documento foi assinado pelo prefeito Ari Vequi na tarde desta quinta (10) e deve vigorar por 180 dias.
Continua depois da publicidade
Na prática, é um procedimento burocrático necessário para o município ter acesso mais fácil a recursos públicos voltados à recuperação dos estragos. Isso também permite ao governo contratar serviços sem fazer licitação, o que costuma demorar.
> Receba todas as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp
Brusque registrou 96,5 milímetros de chuva num intervalo de 12 horas. A água invadiu residências, provocou desmoronamentos e danificou pontes. De acordo com a Defesa Civil municipal, 276 precisaram sair de casa por causa do temporal.
Os estragos
Os prejuízos com imóveis alagados e estruturas públicas afetadas ainda está sendo elaborado pela prefeitura, mas foram ao menos duas creches, dois postos de saúde e uma escola.
Continua depois da publicidade
A maioria das ocorrências foi registrada nos bairros Limeira, Poço Fundo, Volta Grande, Paquetá, Primeiro de Maio e Guarani.
Um dos casos mais graves aconteceu quando a chuva já tinha parado. Uma ponte desabou justamente quando uma idosa passava pela estrutura, como mostra um vídeo. A mulher foi socorrida pela comunidade e sofreu apenas escoriações.
A rede de água responsável pelo abastecimento dos moradores dos bairros Guarani e Rio Branco foi danifica quando a ponte desabou. Durante cerca de 30 horas, equipes trabalharam no reparo paliativo das tubulações, que ficou pronto no fim desta tarde.
A solução definitiva só virá quando uma nova ponte for erguida, o que ainda não tem data para ocorrer. A ideia da prefeitura, neste momento, é pedir ao governo do Estado um kit ponte para restabelecer tráfego na Ponte Prefeito Antônio Heil.
Continua depois da publicidade

Leia também
> Novo ar seco e frio influencia o tempo em SC a partir desta sexta-feira
> Fotos mostram resgate dramático de moradores de Camboriú durante enxurrada
> Chuva em Florianópolis causa longas filas no trânsito e ruas alagadas; acompanhe