A prefeitura de Brusque decretou situação de emergência na tarde desta terça-feira (15) devido ao alto volume de chuva registrado nas últimas 48 horas e às mais de 100 ocorrências de estragos atendidas pela Defesa Civil na cidade. De acordo com o órgão, o volume de chuva previsto para todo o mês de dezembro era de 160,9 milímetros, mas o acumulado desde o dia 1º é de 211,4 milímetros.

Continua depois da publicidade

> Receba todas as notícias da região no seu WhatsApp. Clique aqui.

Nos últimos dois dias foi registrado o volume de 108,4 milímetros de chuva que causou alagamentos, inundações e deslizamentos de terra na cidade. Com o acúmulo de água, três famílias ficaram desalojadas e as ruas ficaram danificadas.

— O volume de chuva foi muito atípico. De modo que o rio Itajaí-Mirim acabou saindo da calha com a própria chuva que caiu no município. Algo extremamente raro de acontecer, porque a nossa calha é muito alta — explica o coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugiki.

A projeção da Defesa Civil é de que o rio suba ainda mais durante a noite, quado o pico deve ser por volta das 22h. Durante esta tarde, o nível do rio em Botuverá, cidade vizinha, estava em 4,36 metros.

Continua depois da publicidade

> Blumenau acumula em 13 dias 80% do volume de chuva esperado para dezembro

> Temporal provoca destelhamento, queda de árvores e energia em Blumenau e região

A Defesa Civil pede para que a população fica atenta aos alertas que serão enviados, mas que em princípio o rio não deve atingir as residências. No entanto, moradores que estão em casas próximas às encostas devem prestar atenção aos barulhos de árvores quebrando, casa ou terreno rachando. Se isso acontecer, devem deixar a residência imediatamente. Em caso de ocorrências a orientação é ligar 199 ou 193.

O decreto assinado durante a tarde autoriza a mobilização de todos os órgãos públicos para atuar sob a coordenação da Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre, reabilitação e reconstrução dos pontos afetados na cidade. Também fica autorizada a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.

O asfalto rachou devido ao volume de chuva
O asfalto rachou devido ao volume de chuva (Foto: Divulgação / Defesa Civil Brusque)
Alguns delizamentos de terra foram registrados
Alguns delizamentos de terra foram registrados (Foto: Divulgação/ Defesa Civil Brusque)
O nível do rio ultrapassou a calha
O nível do rio ultrapassou a calha (Foto: Divulgação/ Defesa Civil Brusque)