Desde 30 de janeiro a bola rola pelos gramados de Santa Catarina em mais uma edição do Campeonato Catarinense. Separados em 18 rodadas, 54 pontos estão em jogo para definir quem serão os finalistas do Estadual e quem levantará o troféu de campeão entre o fim de abril e o início de maio. Com 23 pontos, a Chapecoense já garantiu um lugar na decisão do Catarinense após a conquista do turno.

Continua depois da publicidade

::: Confira a classificação do Campeonato Catarinense

Há uma semana a corrida pelos pontos recomeçou, em especial para os clubes que jogam a sobrevivência: Brusque, Camboriú, Guarani de Palhoça, Inter de Lages e Metropolitano. Os cinco buscam a garantia de calendário no segundo semestre do ano. Mas apenas dois terão esse privilégio, com a conquista de vagas na Série D do Brasileiro, a quarta divisão do futebol nacional.

::: Leia todas as notícias sobre o Metropolitano

Continua depois da publicidade

Outros dois, porém, terão que lidar com revés do rebaixamento, que significará o fim da linha em 2016 e a volta aos gramados somente no segundo semestre de 2017, para os jogos da Série B do Catarinense.

A corrida pela sobrevivência já passou da metade e, por enquanto, Inter de Lages e Brusque levam a melhor sobre os rivais. Mas com mais 24 pontos em disputa, muita coisa ainda pode acontecer. Com base no histórico das edições entre 2011 e 2013 – que tiveram fórmula de disputa parecida com a deste ano – , o Santa mostra como deve ser esse jogo pela sobrevivência. Clique aqui e confira.