O maior fabricante mundial de barcos de lazer, o Brunswick Boat Group, inaugura nesta sexta-feira, no Condomínio Empresarial Perini Business Park, em Joinville, sua primeira fábrica da América Latina. No Brasil, a participação da empresa ainda é tímida, representa menos de 1% de um mercado estimado em US$ 700 milhões.
Continua depois da publicidade
Mas, as metas são ambiciosas. Além de seus concorrentes italianos, franceses e espanhóis, o grupo norte-americano espera desbancar nos próximos anos a líder nacional Schaeffer, localizada em Palhoça, na Grande Florianópolis.
Em sua capacidade plena, a fábrica produzirá 400 barcos por ano em uma área de 14 mil m2, e vai oferecer ao mercado brasileiro duas marcas de barcos de luxo, a Bayliner, de 23 a 25 pés, e Sea Ray, de 26 a 41 pés. São embarcações com preços que variam de R$ 150 mil a R$ 1,4 milhão, o valor do barco de navegação em mar aberto mais luxuoso, o Sea Ray 370.
Os compradores em potencial são empresários e outros consumidores exigentes e de alto poder aquisitivo, localizados principalmente nas regiões Sul e Sudeste.
Continua depois da publicidade
Em um negócio onde o processo produtivo é predominantemente artesanal, o principal desafio da Brunswick é a retenção de talentos. A instalação da BMW, que inicialmente deve ser vizinha da Brunswick, vai ser um desafio para empresa.
O gerente de recursos humanos, saúde, segurança, meio ambiente e manutenção, Gustavo Falcão, explica que um profissional pode levar um ano para alcançar o nível de capacitação ideal.
– Portanto, mantê-lo na empresa é crucial para o sucesso do negócio -, diz o gerente.
Para elevar o conhecimento local em engenharia naval, a empresa iniciou conversas preliminares com professores do campus da UFSC em Joinville. O objetivo é avaliar possibilidades de pesquisa nessa área, dentro da engenharia de mobilidade.
Continua depois da publicidade
LEIA MAIS: Entrevista com Andy Graves, presidente da Brunswick