A atual temporada da catarinense Bruna Tomaselli (Mormaii | Bruna & Bia | Giocar | JZ Racing), que se prepara para seu segundo ano na Fórmula Júnior, foi aberta de uma forma um pouco diferente do usual para a jovem piloto.
Continua depois da publicidade
No final de janeiro, nos dias 30 e 31, ela esteve na Alemanha, em Hockenheim, participando de testes com um carro da Fórmula Masters ADAC VW, categoria de base do automobilismo europeu.
Bruna Tomaselli integrou a equipe KUG Motorsport e utilizou nestes testes um chassi Dallara, equipado com motor VW 1.6, de 145 hp´s, pneus Dunlop, amortecedores Sachs e peso do conjunto carro / piloto na casa dos 570 quilos. Foram vários os objetivos da catarinense, que visava também uma futura participação na categoria.
Segundo o engenheiro José Nascimento, que a acompanha desde o início de sua carreira no kart, conhecer novas tecnologias estava entre os principais focos.
Continua depois da publicidade
– Eles utilizam chassi em carbono e não tubular, além do câmbio sequencial e freios AP, que trabalham em altas temperaturas – conta Nascimento.
– Busquei também medir minha pilotagem e meu conhecimento de dados em telemetria, além de me familiarizar com a língua estrangeira e ver como está meu preparo físicoi. E especialmente mostrar aos patrocinadores que estamos em trabalho contínuo de desenvolvimento de minha carreira – resumiu Bruna, de apenas 16 anos.
No primeiro dia, Bruna Tomaselli e a KUG Motorsport fizeram testes básicos com o carro, atividades normais, já que o time não tinha conhecimento a respeito da experiência da piloto. Pouco tempo depois – e com temperaturas na casa dos dois graus negativos – Bruna passou para experiências diferentes, já que rapidamente mostrara mais segurança na pilotagem do que a equipe esperava.
Continua depois da publicidade
O segundo dia de testes de Bruna Tomaselli contou com uma estratégia semelhante à utilizada com pilotos já com contrato fechado com a equipe, objetivando desenvolvimento e testes iguais aos de um final de semana de competições.
– A equipe, como já esperávamos, ficou muito contente com o rendimento da Bruna, principalmente em relação à adaptação ao carro e ao preparo físico – resume José Nascimento.
– Foi uma experiência importante para a Bruna, desde a adaptação ao frio extremo, já que a maioria dos pilotos tem restrições a testes nestas condições, até seu rendimento, que surpreendeu a equipe a cada volta. Além disso, a Bruna pode aproveitar muito bem o sofisticado simulador que a KUG tem em sua sede, conhecendo várias pistas da Europa – finaliza.
Continua depois da publicidade
Em março Bruna Tomaselli (Mormaii | Bruna & Bia | Giocar | JZ Racing) volta às pistas, para a abertura da Fórmula Júnior, mas já tem em seus projetos a participação nas corridas de monopostos do automobilismo europeu.