O Berbigão do Boca definiu na noite desta quinta-feira (6) a rainha do bloco para este ano. Em cerimônia no Mercado Público de Florianópolis, Bruna Barbi, de 28 anos, que representa a Coloninha, foi eleita no concurso.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O concurso ainda elegeu Vivian Silva, de 34 anos, como cidadã do samba. A escolha das representantes do bloco foi acompanhada de torcida para as participantes, com direito a balões, faixas, confete e muita alegria.
Andreia Zaida, coordenadora do concurso, explica que o corpo de jurados decide quem será a nova rainha a partir de critérios como beleza, simpatia, espírito carnavalesco e samba no pé.
— Para ser Rainha do Berbigão do Boca, a primeira coisa que tem que pensar é que tem que amar o carnaval e amar estar no meio do público, porque representa o folião em si, né? O Berbigão do Boca abre o carnaval do Florianópolis, então tem que ter muita alegria, muita descontração, muita energia, e hoje aqui os jurados tem que ver, claro, o samba no pé — afirma Andreia.
Continua depois da publicidade
Veja como foi a eleição da Rainha do Berbigão do Boca
O bloco mais tradicional de Florianópolis abre a folia na capital catarinense e leva figuras importantes que já morreram para “desfilar” através dos bonecos. No ano passado, foram 42 bonecos gigantes que encantaram o público.
Vestidas com trajes carnavalescos, cada uma das concorrentes fez sua apresentação individual no palco do Mercado Público de Florianópolis, embaladas pelo ritmo do samba. Além dos jurados, uma multidão de apaixonados pelo Carnaval acompanhava a escolha.
Paulo Bastos Abraham, o Boca, fundador que dá o nome ao bloco junto a famosa iguaria manezinha — o berbigão — também destaca o papel que a rainha tem de representar o povo e a própria festa.
Continua depois da publicidade
— É fundamental, porque a nossa rainha vem do povo. Eu queria que todas fossem vencedoras, mas infelizmente é só uma. Mas é muito importante, porque elas nos acompanham até o final do Berbigão — afirma.
Neste ano, o Berbigão do Boca acontece no dia 21 de fevereiro dando início ao Carnaval na cidade. O boneco do Berbigão do Boca 2025 será em homenagem ao Seu Lidinho, ícone do Carnaval em Florianópolis que morreu em agosto do ano passado.
O Boca ainda adiantou outras novidades para a edição deste ano, como a ala das bruxas e a ala da Joaquina, com vestimentas inusitadas, e reforça que o Berbigão é um evento aberto a todos os públicos.
Conheça as candidatas à Rainha do Berbigão do Boca
Ana Caroline Costa Klimesch
- Idade: 30 anos
- Profissão: Fisioterapeuta
- Representa: Protegidos da Princesa
- Frase: A menina de Oyá, o furacão e calmaria, buscando sempre seus sonhos. Berbigão é alegria, e é isso que venho trazer através do meu samba.
Continua depois da publicidade
Safira Cargnun da Silva
- Idade: 31 anos
- Profissão: DJ
- Representa: Bloco da Safira
- Frase: A cultura é nossa alma, proteja-a.
Beliziane Cristina L. Fernandes
- Idade: 38 anos
- Profissão: Assistente Administrativo
- Representa: Acadêmicos Sul da Ilha
- Frase: Acredito na vida, no amor e no bem.
Vanessa Vieira
- Idade: 37 anos
- Profissão: Pescadora
- Representa: (não informado)
- Frase: A pesca é minha tradição e nunca temo a profundidade das águas.
Bruna Barbi da Costa Heleno – Rainha
- Idade: 28 anos
- Profissão: Professora de Educação Física
- Representa: Coloninha
- Frase: Eu sou a continuação de um sonho!
Continua depois da publicidade
Vivian Silva – Cidadã do Samba
- Idade: 34 anos
- Profissão: Dançarina
- Representa: União da Ilha da Magia
- Frase: Com amor, alegria, respeito e humildade você alcança o impossível.
Cintia Castanheiro Fraga
- Idade: 39 anos
- Profissão: Personal Trainer
- Representa: Jardim das Palmeiras
- Frase: Não sou aquela que sabe, mas aquela que busca que as asas da liberdade sejam o meu guia.
Geiza Pereira Alves
- Idade: 24 anos
- Profissão: Assistente Financeiro
- Representa: Dascuia
- Frase: (não informado)
Viviane Leite Mendes
- Idade: 41 anos
- Profissão: Advogada
- Representa: Embaixada Copa Lord
- Frase: Ser forte não significa apenas exercitar músculos, mas nunca fugir ao encontro de seu brilho e de sua natureza. Eu sou um universo de sonhos e conquistas manifestadas aqui.
Continua depois da publicidade
Veja fotos das concorrentes à Rainha do Berbigão do Boca
Berbigão do Boca terá acesso gratuito em 2025
A partir desse ano, o tradicional bloco de Florianópolis não poderá mais cobrar camisetas-ingresso para acesso à área destinada ao Festival Gastronômico. A mudança ocorre por determinação da 31ª Promotoria de Justiça da Capital, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
A manifestação do MPSC alega que “embora se trate de uma festividade aberta ao público, há, de fato, uma restrição de acesso, sendo que o local é completamente aberto apenas a partir das 16:00 horas“.
O diretor financeiro do bloco Berbigão do Boca, Leonardo Garofallis, afirma que o acesso à festa do Berbigão sempre foi gratuito, desde sua primeira edição, há 33 anos. Contudo, a limitação seria para evitar moradores de rua no espaço.
Continua depois da publicidade
“Nós fazemos camisetas para vender como um souvenir, que é uma maneira da pessoa se sentir mais inserida no espírito da festa e guardá-la. Desde que passamos a usar a Alfândega como espaço – porque antes era no vão do Mercado Público, a Polícia Militar nos aconselhou a abrir a festa com um contingente menor de pessoas para evitar a entrada de moradores de rua, depois que a festa estiver estabelecida, aí eles não vão mais”, afirma.
Ele diz que a festa atrai cerca de 70 mil pessoas e vende cerca de 5 mil camisetas ao valor de 50 reais. Garofallis afirma ainda abrir a festa vai prejudicar o bloco no quesito segurança, mas que a determinação será acatada e que todos poderão entrar a partir das 14h, quando a festa começa.
Leia também
Berbigão do Boca, bloco tradicional de Florianópolis, terá acesso gratuito e irrestrito em 2025
Carnaval de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, terá Dazaranha e Bloco Gambá Xeiroso