O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais divulgou nesta quarta-feira (6) que o número de mortos no rompimento de barragem em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), subiu para 150. Desses, 134 já foram identificados. Ainda há 182 desaparecidos.

Continua depois da publicidade

A barragem da mineradora Vale se rompeu e ao menos uma transbordou no dia 25 de janeiro em Brumadinho, liberando cerca de 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro no rio Paraopeba, que passa pela região. A lama se estende por uma área de 3,6 km² e por 10 km.

A barragem 1, que se rompeu, é uma estrutura de porte médio para a contenção de rejeitos e estava desativada. Seu risco era avaliado como baixo, mas o dano potencial em caso de acidente era alto.

Pelos números 0800-285-7000 (Alô Ferrovia – prioritário) e 0800-821-5000 (Ouvidoria da Vale), a mineradora está recebendo informações sobre sobreviventes encontrados e desaparecidos, além de solicitações de apoio emergencial (abrigo, água, cesta básica, roupa, medicamento, transporte etc.).

As autoridades, no entanto, pedem cautela nos contatos. Segundo o tenente Aihara, do Corpo de Bombeiros, ligações com informações falsas têm atrapalhado e atrasado o trabalho das equipes de buscas.

Continua depois da publicidade