Os britânicos querem formar um time de futebol para disputar a Olimpíada de 2012, que será disputada em Londres. A equipe mista, com o nome Reino Unido, teria atletas da Inglaterra, Irlanda do Norte, País de Gales e Escócia. O Comitê Olímpico Internacional (COI) reconhece os quatro países como um só, o Reino Unido, e é assim que eles disputam a Olimpíada nas demais modalidades

Continua depois da publicidade

A Fifa, ao contrário, reconhece os quatro países separados. Devido ao conflito e para evitar que a o status independente dos países seja afetado, eles não disputam o torneio olímpico de futebol. A Associação de Futebol da Inglaterra (FA) já aprovou a iniciativa e vai liderar a formação da equipe britânica de futebol para a Olimpíada de 2012. Inclusive, o Campeonato Inglês de 2012 começará mais tarde, para evitar conflito com os Jogos Olímpicos.

– A idéia de realizar os Jogos Olímpicos no Reino Unido, com o futebol sendo disputado aqui sem a participação de uma equipe britânica é muito estranha – afirmou Richard Cudamore, chefe-executivo da FA.

Até agora, País de Gales e Irlanda do Norte concordaram com a iniciativa, enquanto a Escócia é contrária. Os ingleses, porém, pretendem negociar com os escoceses para evitar que os britânicos fiquem sem representantes no futebol.

As informações são da Agência Placar.

Continua depois da publicidade