Will Power deu ontem mais um enorme passo para conquistar seu primeiro título na IndyCar ao ficar em segundo lugar na antepenúltima etapa da temporada, no misto de Sonoma – seu companheiro de Penske, Ryan Briscoe, venceu. Após ter feito a pole, Power dominou a prova e marcou os dois pontos extras pelo maior número de voltas lideradas, mas perdeu a liderança no último pit stop.

Continua depois da publicidade

Mesmo com a vitória perdida no fim, Power chegou a 422 pontos contra 386 do vice-líder, Ryan Hunter-Reay, que foi apenas o 18º ontem, após uma colisão quase no fim com EJ Viso e uma punição.

Com os 36 pontos de vantagem após a etapa de Sonoma, Power conquistará o título por antecipação se vencer a penúltima etapa do ano, em Baltimore (EUA), no próximo domingo, independentemente do resultado de Hunter-Reay.

Mesmo que o americano seja segundo e some os três pontos extras, uma vitória de Power faria a diferença ir para 43 e, em caso de vitória de Hunter-Reay (com pontos extras) e um último lugar do australiano na última prova, em Fontana, os dois empatariam em pontos e o piloto da Penske seria campeão pelo número de vitórias.

Os outros dois candidatos mais fortes ao título tiveram uma corrida problemática. Helio Castroneves tocou em Scott Dixon na primeira volta, foi punido e ainda ficou em sexto. O próprio Dixon, além do toque com Helinho, teve outra punição e foi 13º. Agora, Helinho tem 379 pontos, em terceiro, enquanto Dixon é o quarto (368).

Continua depois da publicidade

Fora da briga pelo título, Rubens Barrichello fez sua melhor corrida na Indy e foi quarto, atrás do escocês Dario Franchitti. Já Tony Kanaan acabou em décimo.